sábado, 17 de fevereiro de 2018

PORTUGAL: Vinhos e suas Regiões

PORTUGAL: UM PAÍS COM AROMA DE VINHO
Vinhosempreconceito-Vinhos e Regiões de Portugal

Pequeno País com Vinhos Excelentes

Portugal, apesar de seu pequeno território de cerca de 800 km de extensão por 220 de largura, possui várias regiões com características bem diferentes morfológicas e físicas originando com isso uma quantidade de vinhos de diversos estilos, são mais de 200 tipos de uvas, apresentando o que nenhum outro país produtor de vinhos apresenta, tanta diversidade de produtos.

Vinhosempreconceito-Regiões Vinícolas de Portugal


Regiões Vinícolas de Portugal

Podemos começarmos à falar da região de fora de Portugal Continental, pois  os vinhos da Madeira e dos Açores, estes mais exclusivos ainda, tem personalidade própria e um conjunto de castas que se adaptaram bem ao clima oceânico e dão origem a vinhos doces e secos de grande longevidade. As uvas Bual, Verdelho Malvasia, Sercial e Negra Mole estão na Madeira, já as Verdelho, Arinto e Terrantez dão origem aos vinhos Açorianos.
A linda região do Minho, terra dos vinhos verdes, seus vinhos são jovens e frescos  com cepas de Alvarinho, Trajadura e Loureiro são mais aromáticos, com excelente acidez servem para acompanhar carnes brancas. Do lado do Minho, a  Região de uma beleza natural, com tradição e de muitos que imigraram para o Brasil,  Trás os Montes, onde os vinhos ricos em cor e aroma, ligeiramente encorpados são companheiros dos tradicionais enchidos e carnes em geral.
No Douro, Região do Vinho do Porto, que nada mais é do que “a alma portuguesa na sua forma líquida” e os vinhos Maduros, suas castas são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Souzão e tantas outras. Um pouco abaixo a região do Dão com seus vinhos maduros brancos e tintos elegantes com muito corpo e alma de origem das uvas Touriga Nacional, Jaen e Alfrocheiro Preto nos vinhos tintos e nos vinhos brancos a uva Encruzado.
Perto a região da Bairrada com seus vinhos elegantes com muita personalidade obtidos pelas uvas Maria Gomes e Baga.
 Um pouco abaixo, as regiões do Tejo, Lisboa e Beira Interior utilizam castas  das demais Regiões, fazendo excelentes cortes e obtendo vinhos únicos, fáceis de beber e de harmonizar com a tradicional cozinha lusitana.
Península de Setúbal,a região dos diversos vinhos da uva Moscatel, o Moscatel de Setúbal e o Moscatel Roxo são campeões em suas categorias onde aromas delicados a mel e damascos e um doce agradável dão vida a esses vinhos. A uva tinta Castelão é muito utilizada na região e até hoje da origem a mais antiga marca de vinho tinto português.
Já indo para o sul, o Alentejo, tradicional celeiro de Portugal, com vinhos bons e honestos vinhos. As castas  Aragones e Tricadeira, juntamente com a Castelão dão origem a vinhos requintados nos aromas e paladar.

Vinhos e Vinhas

Existem  um numero grande de castas não citadas que são utilizadas para cortes de vinhos específicos e que dão origem a vinhos muito bons.
Portanto, vale experimentar um vinho de Portuga, pois com tantas opções de cores, aromas e sabores fica difícil não se apaixonar por um vinho deste tradicional país.
Podemos salientar, que é segundo INE, um dos maiores consumidores de vinho no mundo, só como curiosidade, a tabela com os dados do consumo de vinho em Portugal.

Consumo de Vinhos em Portugal

Período de referência dos dados Consumo humano de vinho (hl)
(milhares)
2016 / 2017 5 248
2015 / 2016 4 687
2014 / 2015 4 813
2013 / 2014 4 289
2012 / 2013 4 289
Consumo humano de vinho (hl); Anual - INE, Balanços de aprovisionamento de produtos vegetais
 Nota(s):
 (1) Ano Campanha (1 de Setembro do ano n a 31 de Agosto do ano n+1)

0 comentários:

Postar um comentário