domingo, 14 de janeiro de 2018

MOSCATEL ROXO, O MELHOR


Moscatel Roxo
História da Casta Moscatel
Uma das castas mais antigas é a Moscatel, teria surgido no Oriente Médio, suas fontes estão ligadas a origem fenícia e egípcia. A moscatel se expandiu por todas as regiões da bacia mediterrânica e, desde a Antiguidade Clássica, o perfume característico e intenso é associado às cores quentes do Mediterrâneo.
Em Portugal encontram-se três tipos de: Moscatel Galego (ou Douro), Moscatel de Alexandria ou Graúdo (ou de Setúbal e, também, Moscatel Roxo, mais rara e a única casta tinta autorizada em vinhos licorosos na região de Setúbal).
A história do Moscatel na Península de Setúbal é milenar, tendo sido o século XIX decisivo no aumento da área de vinha na zona de Azeitão. A região de produção dos vinhos generosos de Setúbal viria, depois, a ser demarcada em 1907 juntamente com Colares, Carcavelos, Dão e Vinho Verde, sendo as primeiras regiões criadas após a do Vinho do Porto, em 1756.
O moscatel mais famoso de Portugal é de Setúbal e a fama tem-se afirmado pela qualidade e diferença.

Moscatel Roxo de Setúbal Premiado
O vinho moscatel Roxo da Bacalhôa é produzido inteiramente com uvas da casta Moscatel Roxo, de uma única colheita, de vinhas certificadas e plantadas nas encostas da serra da Arrábida, Região Demarcada DO Setúbal.
Com sua cor topázio escuro, seu aroma intenso, rico e complexo, com notas florais de flor de laranjeira e rosas, passas, amêndoas e mel. Seus sabores idênticos aos aromas sobre uma doçura bem equilibrada por uma boa acidez e adstringência, um conjunto com corpo, suavidade e boa persistência.
Harmoniza-se muito bem como aperitivo, fresco, com uma casca de limão, a acompanhar sobremesas confeccionadas com chocolate preto ou simplesmente como digestivo, com um bom café.
Sua temperatura ideal para o serviço é 14 - 16ºC
Este vinho é premiado em vários concursos internacionais, vale conferir, pois ele é ótimo.
Seu preço em Portugal em torno de 23,50 €, já no Brasil, seu valor é de R$ 198,00.
Bom brinde, Saúde!

0 comentários:

Postar um comentário