domingo, 17 de março de 2019

Vinho "Herdade dos Templários Grande Escolha", a Tradição Templária

Vinho "Herdade dos Templários Grande Escolha", a Tradição Templária

A sub-região ao norte do rio Tejo, Tomar, em Portugal foi doada no século XII aos Templários, também conhecidos como Monges Guerreiros, e a região hoje, além de carregar toda história dos Templários carrega também a história das vinhas e a arte de produzir bons vinhos que existem há séculos. 

Os Templários promoveram a colonização agrícola da região, além das edificações das fortalezas, de forma a assegurarem o povoamento da região e, por isso e além disso, são homenageados por vinhos produzidos nessa região, na Quinta do Cavalinho, como por exemplo os vinhos Herdade dos Templários.

Os vinhos Herdade dos Templários são produzidos com classificações tintos, brancos, rosés e grande escolha e com tradições da identidade forte e marcante dos templários e da antiga cidade templária. 


Vinho "Herdade dos Templários Grande Escolha", a Tradição Templária
Imagem Original: Instagram Herdade dos Templários - https://www.instagram.com/p/BsyHgXVl34p/

Hoje, com 30 anos de produção, a empresa, possui vários prêmios com as produções das marcas dos vinhos Herdade dos Templários, Vale das Donas, Convento Tomar e Sellium.

O destaque, nesta postagem, é para o vinho Herdade dos Templários Grande Escolha produzido conforme abaixo de acordo com as informações da empresa.

Casta:  Touriga Nacional.

Teor alcoólico: 14% vol.

Estágio: 15 meses em barricas de carvalho.

Nota de prova: O aroma revela notas de barrica e frutos negros maduros. Na boca, a fruta bem madura envolve harmoniosamente um fundo de especiarias e cacau. Termina aveludado, com nuances de mel e compota.

Vinificação: Controlada a maturação de cada talhão da casta, a vindima tem início em Setembro aquando do ponto ideal de maturação. Após o desengace parcial, a fermentação ocorre em cubas de aço inox com temperatura controlada (26-28ºC) acompanhada de suaves remontagens diárias, respeitando sempre a integridade do bago da uva. Alcançada a concentração desejada de cor, aromas e taninos, é separada a parte sólida da liquida do mosto e encorajada a fermentação maloláctica do vinho para posterior estabilização e estágio. O estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês e americano usadas confere ao vinho maior complexidade respeitando o caracter varietal da casta.

Prêmios:
OURO - Concours Mondial de Bruxelles 2018.
PRATA - AWC VIENNA International Wine Challenge 2018.

Revistas:
16,5 pontos - Paixão pelo Vinho #72 - "COR Granada, limpo. AROMA Harmonioso, com destaque para frutos pretos compotados, tosta suave. SABOR Madeira bem integrada, a deixar baunilha, especiarias e chocolate preto, taninos macios, fresco persistente.".

16,5 pontos - Vinho Grandes Escolhas 11/2018 - "Aroma tenso, jovem, a denotar boa evolução, leve floral, madeira e balsâmico. Prova de boca com boa presença, macio e encorpado, acidez média, direto no prazer, termina morno, com bom comprimento e muita presença. A conhecer!".



Espero que tenha gostado! 
Um brinde e saúde!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!

Pesquisa e/ou Imagens

Design

Vinhos Sem Preconceito

0 comentários:

Postar um comentário