domingo, 14 de março de 2021

SANGUE DE BOI, a Marca que Popularizou o Vinho no Brasil

Brasil, Serra Gaúcha, Vinho Tinto, Vinícola Aurora, Sangue de Boi, Flávio Zílio


História do Vinho
Sangue de Boi


No final do ano de 1890, o garrafão de vinho de 5 litros tinha virado um realidade e item obrigatório na mesa de todas as famílias de origem italiana no sul do Brasil, tornando o consumo do vinho no Brasil, muito popular.

No mercado do vinho popular, o vinho tinto Sangue de Boi, da Cooperativa Vinícola Aurora começou seu domínio nos lares das famílias brasileiras, desde a década de 1950, foram milhões de garrafões de 5 litros consumidos.

O vinho Sangue de Boi, assim como muitos vinhos produzidos no Brasil, é um vinho muito simples e oriundo de uvas consideradas não viníferas. 

Normalmente são utilizadas uvas típicas para consumo “in natura" (Izabel, Concord e Seibel). Desta forma, o produto final tem pouquíssimo da riqueza e da complexidade que as uvas nobres (Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonay, Sauvignon Blanc, etc.), próprias para os vinhos finos.


Curiosidade Sobre
Vinho Sangue de Boi


O vinho Sangue de Boi é um produto brasileiro, no entanto na Hungria há um vinho chamado Bikaver que significa literalmente "sangue do boi", por detrás deste nome existe uma história curiosa.

O “Sangue de Boi” original foi batizado assim em homenagem a uma lenda local sobre um episódio real ocorrido durante o cerco dos turcos à cidade de Eger, Norte da Hungria, no ano de 1552. 

Com o intuito de motivar a pequena guarnição de soldados responsáveis pela proteção do castelo da cidade, foram servidos à eles grandes banquetes, repletos de fartas porções de comida deliciosa e grandes quantidades de vinho tinto. 
Os invasores turcos quando viram as manchas de vinho nos uniformes dos soldados húngaros, ficaram com medo, imaginando que estes teriam bebido sangue de boi para ganhar força e poder.

O vinho Bikaver é mistura de pelo menos 3 castas: Kadarka, vinha de difícil cultivo substituível pela Kekfrankos, além de Kekoporto e Cabernet Sauvignon ou Zweigelt.  Ganhou destaque após o ano de 1945 e nos anos de 1960 e 1970 eram um dos vinhos mais baratos da Europa Ocidental.


Vinho Sangue de Boi


Voltando ao Brasil, o vinho Sangue de Boi é produzido pela Vinícola Aurora, possui embalagem em formato moderno e sistema de fechamento diferenciado. 

As embalagens adotadas pela Vinícola Aurora fazem parte da família de garrafas ECOVA produzida pela Verallia, líder mundial de fabricação de potes e garrafas no segmento de bebidas e alimentos. Seu diferencial é ter um peso menor que as embalagens comuns, esta linha utiliza menos matéria-prima em sua fabricação e, também, colabora na redução da emissão de CO2 e na economia de energia, tornando um design das embalagens mais modernas e um sistema de fechamento das garrafas mais prático, com o Screw Cap (tampa de rosca), com isso o vinho pode ser aberto e fechado com mais facilidade, sem comprometer a qualidade do produto.

Este é um vinho de mesa ou o chamado, vinho colonial, aos que bebem vinho fino, o Sangue de Boi pode surgir em conversas, invariavelmente, em tom de piada. Mas ele é um dos grandes precursores do vinho no Brasil.

O rótulo começou a ser vendido pela Cooperativa Aurora ainda em 1950, ficando popular em sua versão de 5 litros (garrafão).

Atualmente a linha de vinhos Sangue de Boi se divide em quatro tipos:
  • Vinho Sangue de Boi Branco Seco.
  • Vinho Sangue de Boi Branco Suave.
  • Vinho Sangue de Boi Tinto Seco.
  • Vinho Sangue de Boi Tinto Suave.
Um vinho muito simples, produzidos variedades de uvas americanas, também conhecidas como uvas comuns, possuem aroma e sabor bem típico e acentuado, podendo ser usada para fabricação de vinhos como para consumo como frutas, portanto, o resultado final quase não tem riqueza e complexidade de uvas nobres adequadas para vinhos finos. Este tipo tem preço baixo, tem sabor "doce", carece de qualidade e costuma causar dores de cabeça e ressaca em algumas pessoas.

Deve-se lembrar que a uva que nós comemos é diferente da uva que produz vinho: 
  • Vinho de mesa – feito de uvas não viníferas. 
  • Vinho fino – feito de uvas viníferas (nobres). 

Gosto é algo pessoal demais e deve sim ser sempre respeitado.







Brasil, Serra Gaúcha, Vinho Tinto, Vinícola Aurora, Sangue de Boi, Flávio Zílio





Ano
Sem safra.
Tipo
Tinto Suave.
Pais
Brasil. 
Região
Serra Gaúcha.
Produtor
Vinícola Aurora.
Tipo de Fechamento
Screw Cap (tampa de rosca).
Uva
Uvas Americanas (Assemblage).
Estágio
Não há estágio em barricas de carvalho.
Cor
Rubi.
Aroma
Aromas frescos, típicos das variedades americanas.
Paladar
Sabor encorpado, para ser consumido ainda jovem.
Volumes
750 ml, 1 L, 3 L (BIB - Bag in Box), 4 L e 5 L.
Grau
9,5 %.
Potencial de Guarda
Consumo imediato.
Temperatura de Serviço
14 ºC a 16 ºC.
Harmonização
Massas com molhos médios, de carne, frango, churrasco e queijos médios.
Enólogo
Flávio Zílio.


Um brinde a todos e muita saúde!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!



Um comentário:

  1. Gosto muito do vinho queria do garrafão na minha cidade nao encontra mais onde encontro para vender...

    ResponderExcluir