segunda-feira, 8 de abril de 2019

Vinho Branco PÊRA-MANCA: Elegância e Frescor

vinho branco pêra-manca

Um Pouco da História do
Vinho Pêra-Manca

O vinho Pêra-Manca tem uma história por trás. A lenda liga este nome aos frades do Convento de Espinheiro, de Évora (que hoje é um hotel). Nos séculos XV e XVI, eles foram donos de vinhedos localizados em um lugar com bastantes pedras de granito soltas que oscilavam ("pedras mancas"). Daí surgiu o nome Pera Manca.

Na época, esses vinhos eram tão famosos que, de acordo com a lenda, Pedro Álvares Cabral levou algumas pipas (tonéis) na expedição de descobrimento do Brasil.

Em uma carta, Pero Vaz de Caminha fala desses vinhos, que era compartilhado com os índios: "Alguns deles traziam arcos e setas; e deram tudo em troca de carapuças e por qualquer coisa que lhes davam. Comiam connosco do que lhes dávamos, e alguns deles bebiam vinho".

(Parte integrante do site https://www.eurodicas.com.br/pera-manca/)


O Vinho Pêra-Manca e as
Pedras Mancas

O vinho Pêra-Manca é a marca que a Fundação Eugênio de Almeida dedica aos seus vinhos de exceção. A sua qualidade é muito conhecida, sendo um vinho de referência no mercado português e também nos mercados internacionais. 


vinho branco pêra-manca
Imagm original: http://www.peragrave.pt
Como mencionado, o nome do vinho "Pêra-Manca" vem de "pedra manca" ou "pedra oscilante", um pedra granítica em blocos arredondados soltos sobre rochas firmes.

Devido ao desenho do rótulo, muitos achavam que o nome do vinho é devido ao nome do cavalo (Pêra) e um defeito na pata do cavalo (pata Manca).

Mas na verdade, a palavra "pêra" significa "pedra" na linguagem do português aramaico.

O Vinho Branco Pêra-Manca

vinho branco Pêra-Manca é um vinho cheio de caráter, ótima expressão aromática, muitos citrinos, notas de fruta madura e ervas aromáticas.

Sua coloração citrina. Muito bom aroma com notas minerais, frutado, persistente, fino e complexo. Macio, seco com um bom corpo e um ligeiro acídulo nobre que lhe confere harmonia.

O vinho branco "Pêra-Manca" é produzido a partir de uma seleção das castas Antão Vaz e Arinto.

Se harmoniza bem com carnes brancas, frutos do mar, grelhados, legumes, peixes, queijos e saladas.




Espero que tenha gostado! 
Um brinde e saúde!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!


Pesquisa e/ou Imagens

Design

Vinhos Sem Preconceito

0 comentários:

Postar um comentário