
Cooperativa Terras de Felgueiras
Fundada há 60 anos, a Cooperativa Terras de Felgueiras – Caves Felgueiras, C.R.L. produz e comercializa uma série de vinho, todas variedades recomendadas para a Região dos Vinhos Verdes.
O Vinho Verde Branco representa 70% do total da produção da Cooperativa de Felgueiras.
Além dos vinhos com o nome da Cooperativa e Terras de Felgueiras que são produzidos à partir da mistura de diversas castas, a Cooperativa também produz vinhos monocastas com as variedades Alvarinho, Loureiro, Espadeiro, Vinhão e Azal.
Muitas variedades de castas da região demarcada de Vinho Verde são consideradas autóctones, ou seja, natural da região, por sua antiguidade nesta região e porque só surgiram no Noroeste da Península Ibérica, Europa, estes são provavelmente os fatores que mais refletem a especificidade do Vinho Verde.
Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa.
A Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o Noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho, limita-se ao Norte o rio Minho, que estabelece fronteira com a Espanha, ao Sul o rio Douro e as serras da Freita, Arada e Montemuro, a Este as serras da Peneda, Gerês, Cabreira e Marão e a Oeste o Oceano Atlântico.
Contudo, devido as variações na tipologia de solos e climas existe uma delimitação da Região do Vinho Verde em nove sub-regiões, com diferentes castas para à produção de vinhos, espumantes e aguardentes.
A Cooperativa Terras de Felgueiras se localiza na Cidade de Felgueiras que pertence ao Distrito do Porto, Norte de Portugal, que integra a chamada Sub-região do Sousa:
As castas de Vinho Verde Branco são:
- Alvarinho.
- Arinto.
- Azal.
- Loureiro.
- Trajadura.
Vinho Verde Terras de Felgueiras Loureiro
O Vinho Verde Terras de Felgueiras Loureiro é um vinho verde suave e fresco, equilibrado, levemente acidulado com notas citrinas. Muito refrescante.
Castas Loureiro
A casta Loureiro é cultivada em quase toda a região do Vinhos Verdes, Norte de Portugal.
É uma casta antiga e de alta qualidade produz vinhos de cor citrina com aroma fino e elegante. Possui um caráter frutado, desde citrino (limão) e maçã verde, mentolado com destaque para o caráter floral: delicado (lembrando rosas) aromas doce (lembrando o jasmim). Pode também apresentar notas de mel e até aromas tropicais. Sabor frutado refrescante, elegante mineral e persistente. Evolui para notas de mel e cera da abelha.
A Casta Loureiro é bastante versátil, por ser capaz de produzir vinhos simples e descontraídos, mas também vinhos de maior estrutura, sempre com qualidade.
![]() |
|
Um brinde a todos e muita saúde!
Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!
0 comentários:
Postar um comentário