segunda-feira, 19 de julho de 2021

Vinho Verde Terras de Felgueiras Loureiro

Vinho Verde Branco, Terras de Felgueiras, Vinho Verde, Portugal


Cooperativa Terras de Felgueiras


Fundada há 60 anos, a Cooperativa Terras de Felgueiras – Caves Felgueiras, C.R.L. produz e comercializa uma série de vinho, todas variedades recomendadas para a Região dos Vinhos Verdes. 

O Vinho Verde Branco representa 70% do total da produção da Cooperativa de Felgueiras.

Além dos vinhos com o nome da Cooperativa e Terras de Felgueiras que são produzidos à partir da mistura de diversas castas, a Cooperativa também produz vinhos monocastas com as variedades Alvarinho, Loureiro, Espadeiro, Vinhão e Azal.

Muitas variedades de castas da região demarcada de Vinho Verde são consideradas autóctones, ou seja, natural da região, por sua antiguidade nesta região e porque só surgiram no Noroeste da Península Ibérica, Europa, estes são provavelmente os fatores que mais refletem a especificidade do Vinho Verde.

Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa.

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o Noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho, limita-se ao Norte o rio Minho, que estabelece fronteira com a Espanha, ao Sul o rio Douro e as serras da Freita, Arada e Montemuro, a Este as serras da Peneda, Gerês, Cabreira e Marão e a Oeste o Oceano Atlântico. 

Contudo, devido as variações na tipologia de solos e climas existe uma delimitação da Região do Vinho Verde em nove sub-regiões, com diferentes castas para à produção de vinhos, espumantes e aguardentes.

A Cooperativa Terras de Felgueiras se localiza na Cidade de Felgueiras que pertence ao Distrito do Porto, Norte de Portugal, que integra a chamada Sub-região do Sousa:

As castas de Vinho Verde Branco são: 
  • Alvarinho.
  • Arinto. 
  • Azal. 
  • Loureiro.
  • Trajadura.


Vinho Verde Terras de Felgueiras Loureiro


O Vinho Verde Terras de Felgueiras Loureiro é um vinho verde suave e fresco, equilibrado, levemente acidulado com notas citrinas. Muito refrescante.


Castas Loureiro


A casta Loureiro é cultivada em quase toda a região do Vinhos Verdes, Norte de Portugal. 

É uma casta antiga e de alta qualidade produz vinhos de cor citrina com aroma fino e elegante. Possui um caráter frutado, desde citrino (limão) e maçã verde, mentolado com destaque para o caráter floral: delicado (lembrando rosas) aromas doce (lembrando o jasmim). Pode também apresentar notas de mel e até aromas tropicais. Sabor frutado refrescante, elegante mineral e persistente. Evolui para notas de mel e cera da abelha. 

A Casta Loureiro é bastante versátil, por ser capaz de produzir vinhos simples e descontraídos, mas também vinhos de maior estrutura, sempre com qualidade.






Vinho Verde Branco, Terras de Felgueiras, Vinho Verde, Portugal






Ano
2018.
Tipo
Verde Branco.
Pais
Portugal. 
Região
Vinhos Verdes.
Produtor
Terras de Felgueiras - Caves Felgueiras.
Tipo de Fechamento
Rolha.
Uva
Loureiro.
Estágio
Não estagia em barrica.
Cor
Citrino leve com laivos esverdeados.
Aroma
Equilibrado e persistentes com notas tropicais.
Paladar
Fresco, levemente acidulado com notas citrinas. 
Volume
750 ml.
Grau
10,5 %.
Potencial de Guarda
2 anos.
Temperatura de Serviço
8 ºC a 10 ºC.
Harmonização
Aperitivos, lanches, mariscos e pratos vegetarianos.




Um brinde a todos e muita saúde!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!



0 comentários:

Postar um comentário