segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Verdades Sobre o Vinho Verde







Verdades sobre o Vinho Verde


O Vinho Verde é um tipo de vinho?

O vinho verde não é um tipo de vinho, a designação vinho verde refere-se a região demarcada que o vinho é produzido, esta região se localiza entre o Douro e o Minho, regiões de Portugal. Tendo o cumprimento de determinadas regras em termos de plantação, castas, teor alcoólico entre outras coisas. Como a região de produção do vinho verde é caracterizada por paisagens muito verdejantes, adotou-se a palavra “verde” no seu nome.


O Vinho Verde não é feito de uvas não maduras?

Ele é feito de uvas maduras, ninguém colhe elas verdes.


Todo Vinho Verde possui gás carbônico?

Não, alguns produtores utilizam o gás carbônico para realçar a frescura e juventude dos vinhos. No processo de fermentação se desenvolve calor e dióxido de carbono, o gás libertado ficava retido na garrafa, dando origem ao tal efeito-agulha, a libertação de bolhas gasosas. Existem produtores que não adicionam nenhum gás, pois procuram um perfil mais sério.


O Vinho Verde tem de ser consumido o quanto antes?

Nem todos, pois existem vinhos que aumentam seu potencial com o tempo, alguns podem evoluir de 3-5 anos e alguns podem chegar a 10 anos.


Vinho Verde tem baixo teor alcoólico?

Nem todos, existe uma regulamentação que o teor alcoólico deve ser até 11,5%, exceto vinhos com indicação de castas, sub-região ou designação "Escolha", "Grande Escolha", "Colheita Selecionada", "Superior", "Reserva", "Garrafeira", "Reserva Especial" e "Grande Reserva" podem ter de 10% a 14% vol.


O Vinho Verde é um vinho jovem e leve?

Na maior parte, eles apresentam o perfil jovem, refrescante e leve, não quer dizer que possam ser mais estruturados e envelhecer na garrafa. Aqueles que que foram estagiados em barricas, podem apresentar mais estrutura, textura e complexidade.





Vinhopédia



Castas: De um modo simples, são diferentes variedades de uvas.


Teor Alcóolico: É a graduação expressa em porcentagem de alcoól em um vinho.


Vinho JovemÉ vinho elaborado recentemente que ainda pode envelhecer ou um vinho frutado, com pouco tanino e acidez agradável que não tem potencial de envelhecimento.












Um brinde a todos e muita saúde!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!



0 comentários:

Postar um comentário