segunda-feira, 25 de maio de 2020

Vinho em BAG IN BOX: Suas vantagens.

vinho sem preconceito, vinho, vinho branco, vinho tinto, bag in box



Vinho em Bag in Box

Antigamente existia o garrafão de 5 litros trançado de palha, além de ser bonito, continha vinho para a toda família, hoje em dia, a visão deste tradicional garrafão é uma bela recordação.

Seu declínio deveu-se por ser um tipo de vasilha que não poderia guardar por muito tempo o vinho e após aberto deveria ser consumido imediatamente, pois não teria como o vinho evoluir, além da qualidade cair, temos o problema que deverá ser consumido os 5 litros de vinho rapidamente, por causa da oxidação. 

O fator preponderante é que após o garrafão ser aberto, se inicia o processo de oxidação no vinho e a partir daí perde sua qualidade.

Todavia, os formatos de vasilhas grandes são úteis e vantajosos, pois além de serem econômicas, também são práticas, tanto na utilização em casa como nos restaurantes e bares que podem vender em canecas ou taças.

Por isso, criou se uma solução para o vinho durar, uma embalagem chamada de Bag in Box (BIB). 



Bag in Box

vinho sem preconceito, vinho, vinho branco, vinho tinto, bag in box

A Bag in Box é um saco (bag) dentro de uma caixa (box). Tendo um  formato Bag in Box, ou numa tradução literal para o português saco numa caixa, se coloca o vinho em uma bolsa alimentar maleável, tal como o nome propõe. 

Geralmente, estas bolsas ou sacos são elaborados num material flexível chamado PET, sendo depois coberto por uma folha de alumínio, um filme laminado ou transparente de poliéster flexível ou nylon. Podemos comparar com o modelo das embalagens Tetra-Pak que são utilizadas para embalar leite e sucos.

vinho sem preconceito, vinho, vinho branco, vinho tinto, bag in box

vinho sem preconceito, vinho, vinho branco, vinho tinto, bag in box

A Bag in Box possui uma torneira para quando o vinho sair não entrar ar, evitando que o vinho oxide e fazendo durar mais tempo, além de dosar a saída de vinho.

vinho sem preconceito, vinho, vinho branco, vinho tinto, bag in box

Com isso o vinho mantém-se fresco e sem sintomas de oxidação precoce, mantendo as mesmas qualidades que tinha no momento do engarrafamento, segundo os fornecedores, o vinho se mantém num estado de conservação perfeita, mesmo depois de a torneira ter sido aberta.

O formato do vinho em caixa se encontra facilmente na Europa e Austrália, países aonde chegam a representar mais de metade do volume de vinho vendido. 
No Brasil, já começa aparecer esta prática embalagem em alguns supermercados e em vendas online. 

Podemos encontrar vinhos tintos e brancos, sendo diversas marcas a utilizar esta embalagem como: Encosta do Pomar, Galitos, Serrana, Santa Marta, Pias, Cepas, Almadén, Miolo entre outras



Vantagens da
Bag in Box

01. Durabilidade: Após aberta, na caixa consta que tem durabilidade de até 3 meses. O grande segredo é que contém uma torneira, mesmo aberta à caixa não entra o ar.

02. Quantidade: A embalagem de Bag in Box contém de 3 e 5 litros. A embalagem de 3 litros equivale a 4 garrafas de 750 ml.

03. Preço: Não se podem considerar os vinhos destas embalagens como de menor qualidade por serem mais baratos, pois o vinho é o mesmo da garrafa. O preço é menor, em virtude de o custo ser menor em relação à embalagem, vantagem de ser fácil de transportar e permite que o vinho se conserve melhor



Os vinhos das Bag in Box são mais fáceis de encontrar nos tipos mais simples, mas existem algumas vinícolas que já estão fabricando vinhos finos nesta embalagem.

São ideais para as pessoas que gostam de tomar uma taça à noite, na hora do almoço, mora sozinho, fazer receitas que levam vinho ou é a única pessoa que bebe vinho em casa é uma excelente opção.

Como o vinho é embalado à vácuo e permanece sem qualquer ponto de contato com o ar, o saco vai-se contraindo gradualmente à medida que o vinho vai sendo consumido, minguando de forma progressiva, sempre sem contato com o oxigênio, que é um grande inimigo do vinho e principal fonte de alteração das suas qualidades. Sendo assim, o vinho mantém-se fresco e sem sintomas de oxidação precoce, permanecendo com as mesmas qualidades que tinha no momento do engarrafamento



Vale a Pena?

Sim, uma embalagem muito pratica para o dia a dia, em um dia que prefira outro vinho, deixa-o de lado e abre-se uma garrafa, sabendo que o vinho da Bag in Box não se estragará.

Como todas as revoluções também esta necessita de tempo de adaptação, sobretudo nos mercados mais clássicos e conservadores, menos afeitos à mudança de conceitos. Afinal, a garrafa de vidro também representou uma revolução na comercialização de vinhos que espantou e perturbou os hábitos da época





Um brinde a todos e muita saúde!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!






0 comentários:

Postar um comentário