quinta-feira, 13 de julho de 2017

VINHO BRANCO: O modo certo de se apreciar

Para se apreciar um vinho branco por completo, convém seguir algumas regras básicas de guarda e consumo.
A maior parte dos vinhos brancos está pronta para serem consumidos imediatamente. No entanto, existem alguns vinhos, como o Quinta da Bacalhôa Branco 2010, que pode ser guardado em garrafeira e no qual se notará uma evolução muito especial no vinho. Geralmente, o vinho que se escolhe para guardar, são os encorpados, eles contém um bom nível de acidez, esta ajuda a conservar o vinho.
Se você tiver um vinho branco para guardar em casa, deverá seguir as seguintes condições:
Ele terá que ficar protegido da luz e de variações de temperatura (entre os 7ºC e os 13ºC).
A umidade do ar deve situar-se entre os 60% e os 75%. Se o local for muito úmido pode colocar blocos de cal para absorver a umidade ou um aparelho desumidificador. Por outro lado, se o lugar for seco, pode se regar o chão pode aumentar os níveis de umidade do local. Uma opção mais cara, mas também mais segura é a garrafeira, tipo "frigorífico", onde a temperatura e umidade são constantes e facilmente controladas.
O espaço deve ser arejado para evitar odores inconvenientes como o cheiro a mofo.
As garrafas deverão ser guardadas deitadas para manter o vinho em contato com a cortiça, evitando desta forma que a rolha seque e que ar entre.
Quanto ao modo de servir, existem as harmonizações clássicas, mas também as mais arrojadas. Podemos combinar os vinhos brancos de acordo com o nosso gosto, tendo, no entanto, o cuidado para não sobrepor ou anular sabores ou aromas.
Vinho branco encorpado - Frango Grelhado, peixes gordos, bacalhau, mariscos com molho.
Vinho branco leve - Peixes magros (robalo, sargo, linguado), tapas, mariscos simples e queijos frescos.
Vinho branco estagiado - Camembert, brie, carnes brancas, aves (assadas, por exemplo), pratos mais intensos de bacalhau.
Entende- se como:
Encorpado: Geralmente é um vinho vinificado com alguma madeira, proveniente de uvas da mais alta qualidade.
Leve: Um vinho que geralmente é vinificado em cubas de aço inoxidável para preservar a frescura e mineralidade do vinho.
Estagiado: Um vinho que passou algum tempo de estágio na sua garrafeira preservado com os conselhos acima mencionados.
Para se apreciar um vinho branco, a temperatura é fundamental:
Vinho branco encorpado: 10ºC a 12ºC
Vinho branco leve: 8ºC a 10ºC
 Vinho branco estagiado: 11ºC a 12ºC/13ºC
O vinho branco requer um copo com o vidro incolor, sem ornamentos ou decorações para facilitar a apreciação visual do líquido. A mão deve pegar no pé e não na parte superior do copo, evitando, desta forma, aquecer o vinho. A capacidade deve ser suficiente para cerca de 6 a 8 centilitros (que deve corresponder a 1/3 do copo) e deve permitir rodar o vinho sem que ele seja derramado. O formato tulipa é o mais recomendado sendo normalmente o seu corpo menor que o de vinho tinto permitindo, desta forma, a concentração dos aromas dos brancos.
Agora, é só apreciar o vinho escolhido. Saúde!

0 comentários:

Postar um comentário