quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

4 Petiscos Saborosos e Vinhos para Harmonizar

4 Petiscos Saborosos e Vinhos para Harmonizar

4 Petiscos Saborosos e Vinhos para Harmonizar

Ao servir petisco e vinho é preciso fazer uma análise do petisco e do vinho que será servido, como pratos mais leves, necessitam de bebidas mais suaves, enquanto refeições mais gordurosas combinam com uma bebida mais forte e ácida.

No entanto, como os vinhos possuem nuances variadas, não podemos restringir ao tinto, branco ou espumante, por isso separamos 4 petiscos e os vinhos que mais combinam com eles.


Caso você não queira ler a postagem,
ouça o "Audio Post" e navegue pela postagem.








01 - A Base de Peixes e Frutos do Mar

Os peixes e frutos do mar permitem fazer uma série de receitas saborosas. Podemos citar aqui como exemplos o bolinho de bacalhau, a isca de peixe, os camarões empanados e fritos, camarões com molho de queijo, entre outros.


4 Petiscos Saborosos e Vinhos para Harmonizar

Para esses petiscos, a melhor opção são os vinhos brancos, pois eles são mais aromáticos, leves e têm a acidez na medida certa. 

Dentre as alternativas de harmonização podemos citar o vinho branco da casta Chardonnay.

02 - A Base de Queijos

Existem várias opções de pratos que podem ser feitos com queijos, como fondue e os canapés de queijo e nozes, porém  você poderá até mesmo servi-los in natura em uma tábua de frios. 

Opções como muçarela de búfala, queijo coalho e ricota ficam ótimas com um vinho branco suave como o Chardonnay.


4 Petiscos Saborosos e Vinhos para Harmonizar

Já os queijos prato e cheddar ficam mais adequados com um vinho tinto mais leve, como o Merlot. Enquanto os espumantes secos, acompanham muito bem queijos do tipo provolone. 

O que dizer dos vinhos tintos frisantes e os brancos aromáticos, como o Sauvignon, são uma ótima pedida se você optar por queijos do tipo gorgonzola e roquefort.

03 - A Base de Embutidos

Os embutidos como os presuntos cru e de Parma, linguiça de qualidade, salame e salsichão são perfeitos para serem servidos com vinhos tintos como Cabernet e Merlot.


4 Petiscos Saborosos e Vinhos para Harmonizar

Uma dica essencial é servi-los juntos a torradas ou uma cesta de pães, esta combinação de vinho, embutido e pão resulta em uma ótima refeição.

04 - A Base de Carnes

As porções de carne são também opções de petiscos deliciosos para acompanhar vinhos como uns espetinhos com cebola, pimentão e tomate, além de carpaccio e enroladinhos.

4 Petiscos Saborosos e Vinhos para Harmonizar

A escolha do vinho deve ser baseada no tipo de carne, opções mais gordurosas, o vinho tinto mais suave é a melhor opção, mas se o petisco vier acompanhado de um molho apimentado, a harmonização deve ser feita com um vinho branco do tipo Chardonnay

Se a carne for de porco, o ideal é combiná-la com vinhos do tipo Bordô suave.








Como se pôde verificar, existem diversos tipos de petiscos deliciosos que acompanham as mais diversas variedades de vinhos. Agora é só aproveitar!

Espero que tenham gostado!
Um brinde e saúde a todos!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!



Design
Vinhos Sem Preconceito





0 comentários:

Postar um comentário