sábado, 22 de dezembro de 2018

Vinho Tinto Periquita, o Primeiro Vinho Engarrafado e Rotulado de Portugal

Vinho Periquita - José Maria da Fonseca

Vinho Tinto Periquita, o Primeiro
Vinho Engarrafado e Rotulado de Portugal

Caso você não queira ler a postagem,
ouça o "Audio Post" e navegue pela postagem.







Uma Breve História do Vinho Periquita

O vinho Periquita, da vila do Azeitão, Península de Setúbal, sul de Lisboa, foi o primeiro a ser engarrafado e rotulado em Portugal, pois segundo seu criador, com o engarrafamento ficaria mais difícil a falsificação.

O vinho Periquita é o segundo mais famoso vinho português, só perdendo para o "Vinho do Porto". Além disso, é um dos vinhos mais vendidos no Brasil.

Um vinho com muitos anos de história começou quando o fundador José Maria da Fonseca, em 1846, comprou uma propriedade que era chamada pelos moradores de "Cova da Periquita" e nela plantou a casta de uvas tintas Castelão Francês e teve sua primeira colheita em 1850. 

O vinho tinto era produzido através da uva e na propriedade "Cova da Periquita", que inspirou o nome do vinho sendo chamado popularmente de o "Vinho da Periquita". 

Vinho Periquita - José Maria da Fonseca

Hoje, segundo a vinícola José Maria da Fonseca, a produção do vinho está localizada na região Península de Setúbal sendo produzidas mais de 4 milhões de garrafas ao ano cuja produção é composta pelos vinhos tinto original, branco, rosé e tinto reserva.

O Vinho Tinto Periquita Original

Vinho Periquita - José Maria da Fonseca

O vinho tinto Periquita era originalmente produzido apenas pela casta Castelão Francês, mas no ano 2000 acrescentaram a produção do tinto original as castas Trincadeira (40%) e Aragonês (14%) com a finalidade de deixar o vinho mais leve e jovem para ser mais fácil de beber.

Com cor rubi profundo brilhante e um aroma frutado amadeirado (morangos, framboesas, amoras silvestres, madeira de carvalho, café, baunilha, cedro) é um vinho equilibrado com boa estrutura e acidez. 

A fermentação ocorre durante 4 dias a 28ºC, com maceração total e é envelhecido por 6 meses em carvalho Francês e Americano (madeira nova e usada).







Como Harmonizar e Servir
o Vinho Tinto Periquita Original

O vinho tinto Periquita harmoniza perfeitamente com carnes (vermelhas ou brancas), peixes, vegetais, massas, pizzas, queijos médios, bolinhos de bacalhau, aperitivos, entre outros.

Vinho Periquita - José Maria da Fonseca

A temperatura ideal para servir o vinho tinto Periquita Original é entre 12ºC a 14ºC.


Preço do Vinho Tinto Periquita Original

No Brasil o preço do vinho tinto Periquita Original está entre a faixa de R$ 40,00 a R$ 50,00 (valores cotado em 23/12/2018), podendo encontrar ofertas ou promoções em lojas físicas ou online.



Espero que tenham gostado!
Um brinde e saúde a todos!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!


Pesquisa e/ou Imagens
https://www.google.com/
http://www.jmf.pt/

Design
Vinhos Sem Preconceito







0 comentários:

Postar um comentário