quinta-feira, 14 de setembro de 2017

DA BEIRA INTERIOR: Um vinho leve

A Beira Interior é uma zona de castelos e fortificações, faz fronteira com a Espanha, motivo pela qual a defesa da região foi sempre uma das preocupações dos povos que a habitaram, por isso são inúmeros os vestígios e monumentos de caráter bélico na região. O cultivo da vinha na região encontra-se essencialmente nas zonas de Pinhel e Castelo Rodrigo, onde as vinhas contrastam com o granito dos castelos.  O sul da região a paisagem é dominada pela linda Serra da Estrela. Os vinhos são influenciados pela montanha, rodeados pelas serras da Estrela, Marofa e Malcata e pela altitude com variações entre os 400 e os 700 metros.
Desta região surgiu uma boa surpresa, baseada apenas por gostar de vinhos portugueses, resolvi comprar por curiosidades o vinho D. João I, Branco, da região de Pinhel/Portugal, em seu rótulo não tem muitas informações, mas é um vinho leve descompromissado, além de tudo, com bom preço.
Ele é muito fácil de beber, tem aroma frutado, especialmente de maçã verde e abacaxi, o sabor é leve, refrescante, bem equilibrado em relação à acidez.
Sua coloração amarela palha com leve reflexo esverdeado.
Seu sabor tem uma boa acidez, leve e refrescante. Final não muito longo. 
Lendo sobre a região, descobri que os vinhos  brancos têm a sua frescura e aromas inconfundíveis em consequência da sua altitude e especificidade dos solos.
Em sua simplicidade, um vinho saboroso. Leve, refrescante e descompromissado, são suas características predominantes, o seu valor é de 1,50 euros, já no Brasil podemos encontrar até 30,00 reais. Experimente! Saúde!

0 comentários:

Postar um comentário