segunda-feira, 25 de setembro de 2017

VINHO BRANCO SÓ SE COME COM PEIXE?

Sempre associamos o vinho branco a um prato à base de peixe, mas não necessariamente, pois além de ser uma ótima opção para se tomar em solo escutando uma boa música, pode se degustar com um prato que sobressaia o seu sabor. Outra lenda, é que o vinho branco só seria tomado no verão, nem sempre, pois tem vinhos brancos que estagiaram em barris de carvalho, portanto mais encorpados, se bebem a uma temperatura de 14°C, podendo ser suas castas: Arinto, Chardonay ou Antão Vaz, entre outros. O vinho branco mais frescos, com aromas florais e frutais são associados ao verão, portanto estes mais leves nos dias quentes deverão ser servidos aproximadamente a 10°C.
A harmonização dos vinhos brancos que tem como características serem aromáticos, leves e frescos, estes pedem pratos leves e não complexos, como massas, pratos com queijos, legumes assados, carnes brancas, queijos amanteigados, peixe grelhado ou frito e saladas.
Já os vinhos brancos encorpados são melhores para uma cozinha com pratos elaborados como um bacalhau, salmão fumado, foie gras, queijo cremoso, queijos forte, comidas agridoces, pato, pratos com base na carne de porco e carne maturada.
Na verdade, o paladar é muito subjetivo, o importante é não deixar de experimentar e também, o que lhe mais agradar. Saúde!

0 comentários:

Postar um comentário