segunda-feira, 18 de setembro de 2017

SIMPLES E BOM: Vinho verde de Felgueiras

Dois cachos de uvas integram o Brasão de Felgueiras, assim mostra como são, há muitos anos, famosos os seus vinhos. Zona de grande produção vinícola, a paisagem tem como característica as árvores que rodeiam os campos e servem de suporte às vinhas trepadeiras, o chamado “enforcamento”.
Leves e com pouco álcool, os Vinhos Verdes de Felgueiras, são bebidos jovens e servidos frios sendo um convite ao bem estar e ao convívio social, é o caso do vinho chamado Cooperativa Agrícola de Felgueiras 750 ml, tipo branco, pelo nome não chama muito a atenção, mas este vinho verde surpreende, pois é descomplicado e despretensioso.
Tem tinto e o branco, este ressalta o sabor do marisco, dos peixes em geral e de muitas receitas de caça, como bem sabem os apreciadores da riquíssima culinária do Entre Douro e Minho.
Tem um sabor levemente adocicado, seu aroma é frutado e jovem, suas castas são a Loureiro, Pedernã e Azal, já sua cor é citrino, tendo um aspecto límpido. Deverá ser servido a temperaturas entre 8 à 10 ºC. Com sua característica dos vinhos verdes, os vinhos da Cooperativa de Felgueiras servem-se como aperitivo, no intervalo das refeições e, sobretudo, como excelentes acompanhantes de uma gastronomia variada. 
Vale à pena experimentar, pois seu custo benefício é muito bom, no Brasil seu valor aproximado é de R$ 20,00, já em Portugal apenas 1,99 euros.

Um comentário: