segunda-feira, 9 de outubro de 2017

VINHO QUE COMBINA COM PRAIA

Vinho e praia, que tal?


Fresco, branco, fácil de beber e acessível, podemos descrever desta maneira o vinho verde, considerado o melhor vinho para levar a um piquenique, segundo o jornal britânico The Telegraph, mas como temos um extenso litoral, podemos também afirmar que é um vinho que combina com praia, ideal para levar no pôr do sol à sua beira.

Porque o vinho verde combina com praia?


O vinho verde é considerado “jovem”, cheio de vida e com uma boa acidez, pois é oriundo da região onde não existem verões muito quentes, nem invernos muito frios, se junta ao solo cuja maioria é de granito, o que confere certa mineralidade ao vinho.
E o que dizer das castas? Alvarinho e o loureiro, castas desta região que dão distinção ao vinho e fazem dele mais leve e fresco.  A casta rainha dos vinhos verdes é a Alvarinho, das regiões de Monção e Melgaço, é a melhor entre elas, esclarecendo que o vinho verde não é feito a partir de uvas verdes, até porque a vindima acontece no momento de perfeita maturação da uva.
O vinho verde é caracterizado por uma frescura natural e pelo baixo teor alcoólico, por isso combina tão bem com a praia, pode ser bebido branco, tinto ou rosado, não podemos esquecer o espumante de vinho verde, produzido no noroeste de Portugal.

O vinho que combina com a praia


Um ótimo Vinho Verde é o vinho Muralhas de Monção, tem um caráter predominantemente frutado, sendo de realçar o aroma de pêssego resultante da elevada percentagem de vinho da casta Alvarinho. É um vinho equilibrado, persistente, macio e seco. Seu preço no Brasil em média R$ 70,00, já em Portugal encontra-se por 3,75 Euros. Dada à sugestão, escolha a melhor paisagem e sirva o vinho (verde) que melhor lhe souber. Saúde!

0 comentários:

Postar um comentário