quinta-feira, 12 de outubro de 2017

COMO TIRAR MANCHA DE VINHO TINTO DA ROUPA


Existem bebidas que insistem em cair aonde não deve, ou seja, na roupa, no tapete, na toalha de mesa, e por ai vai, atormentando os seus proprietários. E o vinho é um bom exemplo que leva a sua teimosia de sua mancha ao máximo nível, deixando as pessoas desesperadas quando acontece um incidente, pois além de desperdiçar este líquido precioso, (risos), a mancha do vinho tinto custa a sair. Ainda bem que existe alguns truques.

Dicas para Tirar Mancha de Vinho em Tecido Úmido

Se o vinho acabou de cair sobre o tecido ou se ainda está úmido, alguns materiais ajudam a retirar a mancha. Vale lembrar que tecidos de algodão absorvem o vinho com mais facilidade do que tecidos sintéticos. 

  • Sal - É uma das soluções mais rápidas para a remoção da mancha, se aplicado até 2 minutos aproximadamente, tempo para o vinho não agir sobre as fibras do tecido. Cobrir a mancha com uma camada espessa de sal e deixar agir por 1 hora. O sal absorverá o vinho e poderá ser facilmente removido após esse período. Depois lavar o tecido normalmente.
  • Água com Gás - O gás da água auxilia a remoção da mancha. Sacudir a garrafa de água com gás provocando borbulhas e despejar bem devagar sobre a mancha de vinho até que a mancha comece a desaparecer e deixar secar. Depois lavar o tecido normalmente.
  • Sal e Água com Gás - O sal e a água com gás usada em conjunto com o sal absorvendo o vinho e e a água com gás nas fibras dos tecidos. Cobrir a mancha com uma camada espessa de sal e despejar bem devagar a água com gás por cima da do sal e deixar agir por 1 hora. Depois lavar o tecido normalmente.
  • Leite - Também usado para retirar a mancha de tecido seco. É mais eficiente para manchas grandes. Colocar em um balde ou bacia o tecido mancha e jogar leite até cobrir a área manchada e deixar agir por 1 a 2 horas aproximadamente. Depois lavar o tecido normalmente. O leite é um dos métodos menos usado, porém é do tempo de minha avó e era muito usada na casa dela.
  • Água Quente - Tenha cuidado com água fervendo! Vale ressaltar que esse método é melhor para tecidos de algodão. Colocar água para ferver. Colocar o tecido manchado dentro de uma vasilha de alumínio e dentro da pia da cozinha ou em um tanque. Quando a água atingir a fervura despejar sobre o a mancha do tecido com a distância de altura de 1 m de altura aproximadamente. Depois lavar o tecido normalmente.
  • Bicarbonato de Sódio - Cobrir a mancha com uma camada espessa de bicarbonato de sódio e deixar agir por 1 hora aproximadamente. O bicarbonato de sódio absorverá o vinho e poderá ser facilmente removido após esse período. Depois lavar o tecido normalmente.

Dicas para Tirar Mancha de Vinho em Tecido Seco

Se o vinho caiu sobre o tecido e a mancha secou, alguns materiais ajudam a retirar a mancha. Vale lembrar que tecidos de algodão absorvem o vinho com mais facilidade do que tecidos sintéticos. 

  • Leite - Também usado para retirar a mancha de tecido úmido. É mais eficiente para manchas grandes. Colocar em um balde ou bacia o tecido mancha e jogar leite até cobrir a área manchada e deixar agir por 1 a 2 horas aproximadamente. Depois lavar o tecido normalmente. O leite é um dos métodos menos usado, porém é do tempo de minha avó e era muito usada na casa dela.
  • Água Oxigenada - Despejar bem devagar a água oxigenada sobre a mancha de vinho. Quando a mancha estiver secando, repetir e deixar secar totalmente. Depois lavar o tecido normalmente. (obs.: água oxigenada é um produto alvejante; não o usar em tecidos coloridos.)
  • Vodka - Espalhar a vodka sobre a mancha de vinho e com auxílio de uma colher, esfregar com a parte concava no tecido para ir retirando a mancha. Repetir até sair a mancha de vinho. Depois lavar o tecido normalmente.

0 comentários:

Postar um comentário