quarta-feira, 18 de outubro de 2017

VINHO DO PORTO: Tipos e Harmonizações

Vinho do Porto

O Vinho do Porto é produzido na Região Demarcada do Douro e seu modo de fabricação tem como base a tradição. Ele distingue-se dos vinhos comuns pelas suas características, possuindo vários tipos com uma riqueza e intensidade de aromas, e uma persistência muito elevada, seu teor alcoólico é considerado elevado (19 e os 22% vol.) Tem uma variedade de núcleos e sabores.

Tipos de Vinho do Porto

Os vinhos do Porto podem ser divididos em dois estilos, dependente do tipo de envelhecimento: Ruby e Tawny.

Rubi

São vinhos em que tem sua cor, mais ou menos intensa, e seu aroma frutado e vigor dos vinhos jovens. Neste tipo de vinhos, por ordem crescente de qualidade, podemos escalonar como categorias: Ruby, Reserva, Vintage de garrafas tardias (LBV) e Vintage. Os vinhos das melhores categorias, o maior, o grande potencial de guarda, pois envelhecem bem em garrafa.

Vinho do Porto Rubi combina com:

Os vinhos deste estilo são melhor bebidos a uma média temperatura e acompanham bem certos queijos, como Cheddar e mesmo queijos não pasteurizados. São ótimos para harmonizar com chocolate amargo e doces com café. Combina com um bolo de chocolate.

Tawny

São Vinhos em que a cor apresenta evolução, e os aromas lembram os frutos secos e madeira, quanto mais velho é o vinho, mais estas características se acentuam. Como categorias existentes são: Tawny, Tawny Reserva, Tawny com Indicação de Idade (10 anos, 20 anos, 30 anos e 40 anos) e Colheita. Quando são engarrafados são prontos para serem consumidos. O seu sabor lembra nozes e figos secos graças aos anos de oxidação lenta e controlada em grandes barris ou cubas. Os tawnys são mais alcoólicos, quanto mais elevados a indicação de idade.

Vinho do Porto Tawny combina com:

Os colheitas e os Tawnys envelhecidos devem ser servidos frescos, quer no Verão ou no Inverno. Beber à 15 ° C, pois esta temperatura permite apreciar o vinho, sem uma presença forte de álcool. Estes podem ser bebidos como aperitivos ou sem refeições, enquanto acompanhados, por frutos secos.

0 comentários:

Postar um comentário