segunda-feira, 2 de outubro de 2017

VINHO INDICADO PARA CASAMENTO


Tipo de vinho indicado para o casamento

Se o casamento ocorrer no período primavera/verão deverá ter pratos mais leves. Seguindo esta linha, escolheremos um vinho leve para espantar o calor e refrescar, os vinhos com estas características estão ligados aos brancos, rosés e as champagnes, que, além da sua natural leveza, pode-se resfriar para servir, contudo não podemos descartar um tinto, preferido da grande maioria, a opção fica por conta dos tintos leves e frutados, com nível de acidez mais viva o que os tornam refrescantes, e possibilitam serem servidos também resfriados. Estes seriam ideais para pratos com carnes vermelhas, principalmente as mais tenras como um filet mignon, entradas como um steak tartare, e mesmo um salmão ou atum grelhados, no caso dos tintos com poucos taninos, uma forma suave.


Quantidade de vinho indicado para o casamento

Para a quantidade de vinho a ser servido será feito uma média levando em conta que deverão ser servidos outros tipos de bebidas durante a festa de casamento. A média feita e que dá certo, depende do tipo de vinho será servido, portanto será feito da seguinte forma:
Se só for servido o vinho branco, seria uma garrafa para seis pessoas;
Se for vinho branco e também tinto, uma garrafa para cada seis pessoas, sendo 40% de branco e 60% de tinto;
Se for somente tinto, uma garrafa para cada cinco pessoas;
Se tiver o tradicional espumante, o branco e o tinto, para cada quatro pessoas: 60% de Espumante, 10% de branco e 30% tinto.
É sempre bom ter um vinho meio doce para aqueles que não estão acostumados com os secos.

A temperatura indicada para o vinho

A temperatura é muito importante para se beber um vinho, os espumantes devem ser servidos até 9ºC, os brancos até 12ºC e os tintos até 16ºC. Uma a indicação para o brinde especial do casamento, o Espumante Vinha D´Ervideira Bruto, produzido com as castas Perrum e Antão Vaz.  Este produzido no Alentejo, região de clima quente, apresenta notas de fruta tropical, complexadas. Na boca é macio, persistente, sua linda cor citrino, apresentando uma bolha fina que desaparece... Perfeito para o brinde aos noivos!

0 comentários:

Postar um comentário