domingo, 10 de junho de 2018

VINHOS PORTUGUESES E SUAS HARMONIZAÇÕES

Vinhos Sem Preconceito - Vinhos Portugueses e Suas Harmonizações

Variedade de Estilos e Sabores dos Vinhos Portugueses

A diversidade de estilos e sabores dos vinhos portugueses promovem uma infinidade de harmonizações entre o vinho e a comida.

As castas, Seus Sabores e as Harmonizações

Antes de saboreamos e harmonizarmos um vinho, vale lembrar que as castas influenciam para uma harmonia perfeita. 

A influência do solo, subsolo, altitude, clima, época da colheita, entre outros fatores dão um sabor específico para os vinhos e dentre as diferentes e variadas e infinitas castas vamos conhecer algumas.

Vinhos Sem Preconceito - Vinhos Portugueses e Suas Harmonizações

Pratos com uma certa acidez, podemos escolher um vinho branco fresco, um estilo de vinho mais suave irá ter um sabor menos intenso com comida. Os vinhos brancos do norte de Portugal são provavelmente mais indicados. Vinhos das regiões do Vinho Verde, Dão, Bairrada, Beira Interior, Terras da Beira, Beira Atlântico, Minho, ou então, os provenientes da região fresca e ventosa de vinhos de Lisboa

Os espumantes também têm uma elevada acidez, sendo muito compatíveis para este tipo de comida. Existem muitas opções, nas regiões de Óbidos, Bairrada, Távora-Varosa, Douro, Dão e Beira Interior.


Pratos de frutos do mar, o melhor são vinhos brancos secos e aromáticos. Os vinhos aromáticos podem ser uma boa escolha quando num prato se utilizam ingredientes como gengibre, cebolas e pimentões doces. Procure vinhos com a casta aromática, na área do Vinho Regional Lisboa, Alvarinho e Loureiro (Vinho Verde) e Moscatel, que por vezes são secos (Península de Setúbal).

Vinhos Sem Preconceito - Vinhos Portugueses e Suas Harmonizações

É verdade que os vinhos brancos costumam ser a melhor opção para acompanhar peixe e marisco. Mas alguns molhos no peixe podem ter uma excelente compatibilidade com o vinho tinto; cozinhar o peixe em vinho tinto pode funcionar ainda melhor. O vinho tinto é o preferido por muitos para acompanhar bacalhau, polvo ou lulas em molho de vinho tinto. Os vinhos tintos, especialmente da casta Baga/Bairrada, ficam surpreendentemente bons com atum fresco e o vinho verde tinto pode revelar-se uma combinação fantástica com as sardinhas. Mas os vinhos brancos portugueses são considerados a melhor opção para salmão e trutas do mar. 

Vinhos Sem Preconceito - Vinhos Portugueses e Suas Harmonizações

Um prato salgado que inclua alguma doçura suave combinará melhor com um vinho que tenha também um toque de doçura ou frutado: vinho verde ou um rosé. Um tinto suave, super frutado do Alentejo também é uma boa combinação para acompanhar a comida, mas é um vinho mais para seco.

Se o prato for a base de carne vermelha, os vinhos tintos são os preferidos, mas vinhos tintos com muitos taninos são difíceis de combinar com a comida. O tanino é o sabor amargo que naturalmente sentimos quando mastigamos uma semente de uva. Alguns ingredientes na comida fazem com que estes taninos fiquem mais amargos: gemas de ovo, queijo derretido, espinafre, aipo, endro e muitas especiarias. Neste caso, é preferível escolher um vinho branco ou rosé. Os vinhos tintos bons e caros podem ser muito taninosos quando são jovens e todos os tintos adquirem um sabor mais suave e menos taninoso à medida que envelhecem. Os vinhos mais taninosos em Portugal são os tintos clássicos da Bairrada e do Douro, se harmonizam melhor com carnes  em molhos.

Vinhos Sem Preconceito - Vinhos Portugueses e Suas Harmonizações

Caso se tenha preferência por beber vinho tinto, pode-se combinar um vinho encorpado mais suave e ligeiro com carnes brancas e com a maioria dos pratos simples de carne vermelha. Neste caso, um vinho tinto robusto e/ou taninoso pode sobrepor-se aos sabores destes pratos mencionados. Experimente um tinto suave Alentejano, um tinto leve e fácil de beber do Ribatejo, um elegante tinto de Palmela, da região de Setúbal, Algarve ou Alenquer, de Óbidos ou um bom e maduro de qualquer região. Tenha cuidado com a scolha, pois a acidez fresca de um tinto do Dão pode cortar a riqueza de alguns pratos de carne. Os tintos robustos e tempestuosos do Douro, Dão, Bairrada e Alentejo podem enaltecer sabores delicados da comida. Os sabores intensos da comida podem mascarar completamente o sabor dos vinhos brancos suaves e os vinhos envelhecidos em carvalho, sejam eles tintos ou brancos, também podem prevalecer num prato fino.

Já em relação aos queijos com seus diversos sabores podem variam muito a harmonização, por isso alguns tipos não combinam com determinados vinhos. Mas algumas combinações de vinho e queijo são espetaculares. E os melhores vinhos para queijos tanto podem ser brancos ou tintos, secos ou doces, Porto ou Madeira.

Por isso, importante ler os rótulos para se escolher o vinho certo.

Um brinde, saúde a todos!
Beba sempre com moderação.




14 comentários:

  1. Maravilha ficar sabendo mais sobre os vinhos portugueses, é essencial escolher um bom vinho, pois o vinho é a bebida principal que vai acompanhar a comida, o post está super bem explicado com todos os detalhes, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem ? Os vinhos portugueses são para mim os melhores . Gostei muito do post e saber como harmonizar.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde cono vai ?
    Confesso que não costumo beber vinhos
    Mas achei super interessante essas suas dicas
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não sou de beber, mas é muito bom apreciar um bom vinho.
    Adorei suas dicas e combinações.

    ResponderExcluir
  5. Oi =)
    Adorei o post. Gosto muito de vinho, mas ainda não aprendi a fazer a combinação certa com a comida.

    Beijos de Luz,
    Marina | www.meudoceapartamento.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que não entendo nada de vinhos, nunca provei, mas gostei muito do seu post.

    ResponderExcluir
  7. Nossa não entendo muito de vinho, pois não consumo. Mais acho super charmoso, e com certeza provaria com um bom prato. Quem ama vinho, irá adorar essa postagem muito bem explicativa.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o post, gostei de saber mais sobre os vinhos portugueses e suas harmonizações, pelo que percebi os queijos dá para combinar com vários tipos de vinho né, amei.

    ResponderExcluir
  9. Já fomos duas vezes pra Portugal, e das duas vezes quase morremos de vontade de comprar tudo... existem vinhos do Porto vendidos a 5 euros, MUITO barato e de qualidade

    ResponderExcluir
  10. Já descobri que o vinho que mais vou gostar é o vinho tinto! Apesar de não entender, sou uma apreciadora!!

    ResponderExcluir
  11. Já sabia um pouco sobre essa harmonização, mas é sempre bom conhecer mais e o post está bem detalhado.

    ResponderExcluir
  12. Que delícia! Minha bebida favorita é o vinho e morro de vontade de ir a Portugal e experimentar todos que puder. Fiquei com água na boca por causa dessas combinações apresentadas em seu post. Hmmmm!

    ResponderExcluir
  13. Amei saber um pouquinho mais sobre o vinho português. Adoro vinho, mas confesso que não sou nenhuma entendida do assunto.

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Eu gosto muito de vinho,e adorei saber sobre o vinho português muito legal mesmo,um dia ainda quero conhecer Portugal e provas esses vinhos,bjs.

    ResponderExcluir