sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Harmonização de Queijos e Vinhos (1): QUEIJO BRIE

Queijos e Vinhos

Uma das harmonizações mais clássicas que existe são as com queijos e vinhos. Tanto os queijos quanto os vinhos têm semelhanças em suas produções, que podemos dizer que realmente foram feitos um para o outro. Ambos são influenciados pelo terroir; sofrem fermentação, maturação e envelhecimento.

E para a nossa felicidade, existem tantas opções de queijos e vinhos que nos permitem testar diversas combinações e nos apaixonarmos por várias delas.

Essa postagem, Harmonização de Queijos e Vinhos (1): QUEIJO BRIE, é a primeira de uma série de postagens sobre o tema de harmonização de queijos e vinhos.

Queijos

Os queijos, basicamente, sem se aprofundar muito, pois é um assunto de muitos detalhes e informações, podemos dizer que se dividem em grupos como frescos, frescos curados, cremosos, moles, semi-moles, macios, semi-macios, médios, duros, semi-duros, média saturação, longa maturação, queijos azuis, entre outros.



Queijo Brie

O queijo brie é produzido com leite cru de vaca, integral ou desnatado. Tem uma casca de cor branca, aveludada e macia desenvolvida pelo fungo penicillium camemberti que também é responsável pela maturação da massa (parte interna do queijo). A massa é suave de cor creme com um sabor levemente frutado e de nozes.


Conhecido como o queijo "A Rainha dos Queijos" ou "Brie Real" teve sua origem na região francesa de Brie, daí o seu nome. 

Fora da França, o queijo brie possui pequenas diferenças em suas características, mas mesmo assim, não deixa de ser um delicioso queijo.

Segundo especialistas o queijo brie é um queijo de sobremesa, mas nada impede de ser degustado de outra forma. 

Os acompanhamentos clássicos para o queijo brie são uvas verdes, figos, nozes, damascos, chocolates, pães artesanais, entre outros.

A sugestão de harmonização em relação as bebidas há uma bem clássica vindo da terra de sua origem, a champanhe. 

Mas, em relação aos vinhos, as sugestões de harmonizações são os vinhos brancos levesvinhos brancos leves e frutados, vinhos brancos secosvinhos tintos leves, vinhos tintos leves e frutados e espumantes.


Vinhos para Harmonizar com Queijo Brie

Vinhos Brancos Leves
Alvarinho (Albariño), Chablis, Chardonnay (sem passagem por madeira), Semilon, Moscato, Muscadet, Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Vinho Verde, entre outros.

Vinhos Brancos Leves e Frutados: Gewürztraminer, Torrontés, Grüner Veltliner, Vermentino, Riesling, Arneis, Chenin Blanc, entre outros.

Vinhos Tintos Leves: Beaujolais Nouveau e outros feitos com maceração carbônica, Gamay, entre outros.

Vinhos Tintos Leves e Frutados: Beaujolais, Barbera, Dolcetto, Pinot Noir, Merlot (sem passagem por madeira), entre outros.

Espumantes: Nacionais, Cava, Champagne, Prosecco, entre outros.














2 comentários:

  1. Adorei a dica! Já pensou em fazer um infográfico sobre o assunto? Ficaria muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taís! Obrigada pela visita, adorei sua sugestão do infográfico, irei fazer, muito obrigada, beijos.

      Excluir