Queijos e Vinhos
Uma das harmonizações mais clássicas que existe são as com queijos e vinhos. Tanto os queijos quanto os vinhos têm semelhanças em suas produções, que podemos dizer que realmente foram feitos um para o outro. Ambos são influenciados pelo terroir; sofrem fermentação, maturação e envelhecimento.
E para a nossa felicidade, existem tantas opções de queijos e vinhos que nos permitem testar diversas combinações e nos apaixonarmos por várias delas.
Essa postagem, Harmonização de Queijos e Vinhos (2): QUEIJO CAMEMBERT, é a primeira de uma série de postagens sobre o tema de harmonização de queijos e vinhos.
Essa postagem, Harmonização de Queijos e Vinhos (2): QUEIJO CAMEMBERT, é a primeira de uma série de postagens sobre o tema de harmonização de queijos e vinhos.
Leia Também
Queijos
Os queijos, basicamente, sem se aprofundar muito, pois é um assunto de muitos detalhes e informações, podemos dizer que se dividem em grupos como frescos, frescos curados, cremosos, moles, semi-moles, macios, semi-macios, médios, duros, semi-duros, média saturação, longa maturação, queijos azuis, entre outros.Queijo Camembert
O queijo camembert, originário do vilarejo Camembert, Normandia, França, é produzido com leite cru de vaca, com aroma um pouco terroso. A massa tem uma cor amarelada, bem macia, amanteigada, leitosa e suavemente doce. A casca é bem fina e pode apresentar pequenos bolores de coloração clara e bloomy (comestível).
As sugestões de harmonizações são os vinhos brancos leves, vinhos brancos leves e frutados, vinhos brancos secos, vinhos tintos leves, vinhos tintos leves e frutados e espumantes.
Vinhos para Harmonizar com Queijo Camembert
Vinhos Brancos LevesAlvarinho (Albariño), Chablis, Chardonnay (sem passagem por madeira), Semilon, Moscato, Muscadet, Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Vinho Verde, entre outros.
Vinhos Brancos Leves e Frutados: Gewürztraminer, Torrontés, Grüner Veltliner, Vermentino, Riesling, Arneis, Chenin Blanc, entre outros.
Vinhos Tintos Leves: Beaujolais Nouveau e outros feitos com maceração carbônica, Gamay, entre outros.
Vinhos Tintos Leves e Frutados: Beaujolais, Barbera, Dolcetto, Pinot Noir, Merlot (sem passagem por madeira), entre outros.
Espumantes: Nacionais, Cava, Champagne, Prosecco, entre outros.
Um brinde à todos!
Beba sempre com moderação.
Fonte de Pesquisas e Imagens
0 comentários:
Postar um comentário