sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Harmonização de Queijos e Vinhos (2): QUEIJO CAMEMBERT

Queijos e Vinhos

Uma das harmonizações mais clássicas que existe são as com queijos e vinhos. Tanto os queijos quanto os vinhos têm semelhanças em suas produções, que podemos dizer que realmente foram feitos um para o outro. Ambos são influenciados pelo terroir; sofrem fermentação, maturação e envelhecimento.

E para a nossa felicidade, existem tantas opções de queijos e vinhos que nos permitem testar diversas combinações e nos apaixonarmos por várias delas.

Essa postagem, Harmonização de Queijos e Vinhos (2): QUEIJO CAMEMBERT, é a primeira de uma série de postagens sobre o tema de harmonização de queijos e vinhos.



Leia Também

Queijos

Os queijos, basicamente, sem se aprofundar muito, pois é um assunto de muitos detalhes e informações, podemos dizer que se dividem em grupos como frescos, frescos curados, cremosos, moles, semi-moles, macios, semi-macios, médios, duros, semi-duros, média saturação, longa maturação, queijos azuis, entre outros.



Queijo Camembert

O queijo camembert, originário do vilarejo Camembert, Normandia, França, é produzido com leite cru de vaca, com aroma um pouco terroso. A massa tem uma cor amarelada, bem macia, amanteigada, leitosa e suavemente doce. A casca é bem fina e pode apresentar pequenos bolores de coloração clara e bloomy (comestível).


As sugestões de harmonizações são os vinhos brancos levesvinhos brancos leves e frutados, vinhos brancos secosvinhos tintos leves, vinhos tintos leves e frutados e espumantes.

Vinhos para Harmonizar com Queijo Camembert

Vinhos Brancos Leves
Alvarinho (Albariño), Chablis, Chardonnay (sem passagem por madeira), Semilon, Moscato, Muscadet, Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Vinho Verde, entre outros.

Vinhos Brancos Leves e Frutados: Gewürztraminer, Torrontés, Grüner Veltliner, Vermentino, Riesling, Arneis, Chenin Blanc, entre outros.

Vinhos Tintos Leves: Beaujolais Nouveau e outros feitos com maceração carbônica, Gamay, entre outros.

Vinhos Tintos Leves e Frutados: Beaujolais, Barbera, Dolcetto, Pinot Noir, Merlot (sem passagem por madeira), entre outros.

Espumantes: Nacionais, Cava, Champagne, Prosecco, entre outros.












0 comentários:

Postar um comentário