terça-feira, 9 de junho de 2020

Vinho Lambrusco: Leve e Doce


Vinho Lambrusco: Leve e Doce

Caso você não queira ler a postagem,
ouça o "Audio Post" e navegue pela postagem.







O vinho Lambrusco é feita da uva com o mesmo nome, a uva Lambrusco, que é uma das variedades mais antigas da Itália, tem em sua origem a região de Emilia-Romagna, ela costumava ser cultivada pelos etruscos, que eramos povos que viviam na Península Itálica, antes mesmo do desenvolvimento da civilização romana. Os vinhos elaborados com essa variedade, além de herdarem a doçura da uva, possuem leveza, alta acidez, frescor e excelentes aromas.

Muito embora os vinhos elaborados com a uva Lambrusco possam apresentar alguma efervescência (frizzantes), não são considerados vinhos espumantes, mas sim, facilmente encontrados como vinhos meio-doce, os “amabile”, e vinhos meio-seco, conhecidos como “abbocato”.


A uva Lambrusco possui variações com características bastante particulares, como as castas Grasparossa, Marani, Montericco, Salamino, di Sorbara e Maestri, mas os vinhos Lambrusco são produzidos, principalmente, com as uvas Lambrusco Grasparossa e Lambrusco di Sobara.

Lambrusco di Sorbara é produzido como vinho um espumante vermelho e rosado. A área de produção deste vinho inclui todo o território administrativo de Modena Bastiglia, Bomporto, Nonantola, Ravarino, San Prospero e parte do território administrativo dos municípios de Campogalliano, Camposanto, Carpi, Castelfranco Emilia, Modena, Soliera e San Cesario no Panaro.

Lambrusco di Sorbara é um vinho com uma cor característica rubi vermelho com tons de violeta e, em versões espumantes, a partir de uma espuma rosada; o cheiro lembra o da violeta, mas às vezes também do morango e da cereja. A produção é geralmente pobre, mas sua qualidade é geralmente muito alta. Encontra-se em versões secas, adocicadas, adoráveis e doces.

Lambrusco Salamino - Também Lambrusco é produzido como vinho espumante tinto, rosé espumante, espumante tinto e rosé espumante . A área de produção inclui todo o território administrativo dos municípios de Cavezzo, Concordia, Medolla, Mirandola, Novi, San Felice sul Panaro, San Possidonio e parte do território administrativo dos municípios de Campogalliano, Camposanto, Carpi, Finale Emilia, Modena e Soliera.

Ao contrário do Lambrusco di Sorbara, a vinha Salamino de Santa Croce é caracterizada por considerável produtividade.

Ambas as versões espumantes e brilhantes são caracterizadas por uma cor vermelho rubi com reflexos violáceos e espuma; são vinhos com um bouquet fresco e frutado e um sabor levemente ácido, fresco e saboroso, ele existe em versões secas, doces, adoráveis e doces.

Lambrusco Grasparossa di Castelvetro - Até mesmo a Grasparossa é produzida nos quatro tipos de características. A área de produção inclui todo o território administrativo dos municípios de Castelfranco Emilia, Castelnuovo Rangone, Castelvetro, Fiorano, Formigine, Maranello, Marano sul Panaro, Prignano sulla Secchia, Savignano sul Panaro, Spilamberto, Sassuolo, Vignola, San Cesario sul Panaro e parte do território administrativo do município de Modena.


Quanto as combinações:

O Lambrusco di Sorbara é um vinho que acompanha perfeitamente pratos como lasanha, refogada e cozida.

O Lambrusco Salamino de Santacroce é bem conhecido por harmonizar com tortellini em caldo, macarrão com molho de carne branca e assados.

O Grasparossa é muito versátil e pode ser combinado com todos os pratos, desde aperitivos a sobremesas; As melhores combinações são aquelas com lasanha e assados ​​e massas com molho de carne.

Com queijos e carnes curadas. Também vai bem com doces na sobremesa.

Finalmente, o Lambrusco Modenese é recomendado com massas com molho de carne, assados ​​e carnes curadas típicas da região de Emilia.

Quanto à temperatura de serviço, a questão de Lambrusco é duvidosa; alguns recomendam uma temperatura de 14°C, enquanto outros optam por temperaturas mais baixas, isto é, de 10°C a 12°C.


Espero que tenham gostado!
Um brinde e saúde a todos!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!


Pesquisa e/ou Imagens
https://www.google.com/

Design
Vinhos Sem Preconceito







0 comentários:

Postar um comentário