terça-feira, 12 de maio de 2020

Vai Servir Vinho em uma Festa ou Reunião? Sabe o que Fazer? Sabe Calcular a Quantidade Necessária?

Vai Servir Vinho em uma Festa ou Reunião? Sabe o que Fazer? Sabe Calcular a Quantidade Necessária?


Vai planejar uma festa ou uma reunião com amigos? Vai servir vinho? Sabe calcular a quantidade de vinho necessária?

Calcular a quantidade de vinho, não é difícil, mas de qualquer forma, temos umas dicas para facilitar ainda mais essa tarefa.

Para quaisquer tipos de festas é preciso "calcular". Sim, calcular os números de convidados, os que eles comem e bebem. Sabemos que há empresas especializadas nesses tipos de serviços e já sabem exatamente as quantidades certas das refeições e das bebidas.




Entretanto, caso você esteja encarregado de providenciar as bebidas, mais especificamente os vinhos existem algumas regras que deveriam ser seguidas:

01. Definir os Convidados que Bebem Vinho

É importante saber quantos convidados bebem vinho, assim o ideal é solicitar aos convidados que confirmem a presença, ao menos, uma semana antes da festa e se bebem vinho.

02. Definir o Tipo de Vinho

É importante definir o vinho de acordo com o clima e a refeição. Será uma reunião formal ou informal? Será almoço ou jantar? Será um reunião com salgadinhos, queijos, petiscos ou tira-gostos? Entre outros.

Cada tipo alimento pede um tipo de vinho para uma melhor harmonização, mas além disso é preciso levar em consideração seu gosto e dos seus convidados. De uma forma resumida vamos dar alguns exemplos:

01. Vinhos Brancos
Ideais para refrescar os dias mais quentes e harmonizam com frutos do mar, carpaccios, sopas, massas leves, carnes brancas, queijos, entre outros.

02. Vinhos Tintos
Harmonizam com massas, receitas com arroz, carnes vermelhas e brancas, frutos do mar, sopas, queijos leves, doces, entre outros.

03. Proseccos
Harmonizam com entradas, saladas, massas, peixes, aves, aperitivos, entre outros.

04. Espumantes
Harmonizam com entradas, saladas, antepastos, aperitivos, queijos, amêndoas, nozes, doces, sobremesas, ente outros.

03. Definir a Quantidade de Vinho

É preciso definir o tipo de vinho para a harmonização correta, o que será servido e independentemente do tipo de festa ou reunião, é importante estimar o tempo de duração.

Vamos estimar uma festa ou reunião por um período de 4 horas e calcular a quantidade de vinho a ser comprada.

01. Para a primeira hora, 2 taças ou 2 copos de 200 ml de vinho para cada convidado e 1 taça ou 1 copo de 200 ml para cada convidado pelas próximas horas.

02. Então, como exemplo, se a festa ou a reunião for planejada para uma duração de 4 horas, o total é de 5 taças ou 5 copos de 200 ml para cada convidado que bebe vinho. 
Duas na primeira hora e 3 para as outras 3 horas restantes.

03. Multiplique o número total de taças ou copos pelo número total de convidados. Como exemplo vamos supor que serão 10 convidados que bebam vinho. 
Então, multiplicaremos o total de 5 taças ou copos por 10 que dará um total de 50 taças ou copos para o total de 10 convidados.

04. Multiplique esse total de 50 taças ou copos por 200, capacidade líquida em ml por cada taça ou copo, que dará um total de 10.000.

05. Divida o total de 10.000 por 750 (capacidade líquida em ml da garrafa de vinho). No caso dará o resultado de 13,33 aproximadamente, ou seja 13 garrafas de vinhos.

06. Calcule uma porcentagem de 20% sobre o total das garrafas de vinhos, para manter uma margem de sobra.

07. Não esqueça, mesmo com o cálculo de 1 taça ou 1 copo de 200 ml, nunca encha a taça ou o copo. Além de ser deselegante, o vinho é uma bebida que precisa de espaço para liberar todas suas características.





04. Definir a Quantidade de Água

Não esqueça da água.

Há alguns motivos que levam a servir vinho e não esquecer de servir água, e um deles, talvez o mais importante é que o vinho é diurético e aumentam uma sensação de ressecamento, pois o vinho não é uma bebida hidratante. 

Assim, a água se faz necessário. 

Portanto 1 taça ou 1 copo de 200 ml de água é o suficiente para cada convidado que bebe vinho.

Não esqueça de calcular a porcentagem de 20% sobre o total de água, para uma margem de sobra.

05. Definir a Quantidade de Taças ou Copos

Se decidir usar taças ou copos de vidro, calcule em média 2 a 3 para cada convidado.

No caso de taças ou copos descartáveis ou de plásticos, calcule de 4 a 5 para cada convidado.

06. Definir a Quantidade de Gelo

Há quem coloque gelo dentro do vinho, mas não é recomendável, pois certamente "aguará" o vinho, mas caso queira, sugerimos o "gelo de vinho" ou o "gelo absoluto" que dá um charme.

Você poderá saber um pouco mais sobre o gelo de vinho ou absoluto na postagem: SANGRIA DE VINHO DOCE e FRUTAS CÍTRICAS: Uma Bebida Refrescante.

As garrafas de vinhos devem estar geladas para quando a festa ou reunião começar. 

Os vinhos devem ser colocados em baldes de gelo para vinho com gelo para conservar a temperatura ideal do vinho.

A quantidade ideal é de 1 kg de gelo para cada 2 garrafas de vinhos que podem ser colocadas no mesmo balde. 

Saiba algumas dicas na postagem: O VINHO ESTÁ QUENTE? Como resfriar rapidamente!

No geral, essas são as dicas mais simples e úteis para uma festa ou reunião regada a vinhos. Claro que há festas ou reuniões onde além dos vinhos existem outras bebidas, mas falamos especificamente sobre o vinho. E acreditamos que com essas dicas você não fará feio. Seus convidados terão bebidas o suficientes para curtir e sem exageros.



Um brinde à todos!
Beba sempre com moderação.

Fonte de Pesquisas e/ou Imagens






0 comentários:

Postar um comentário