terça-feira, 29 de setembro de 2020

Vinho do Porto Vintage 2018 Quinta do Noval

vinho sem preconceito, vinho, portugal, vinho do porto, vinho português, quinta do noval, douro, porto vintage, porto vintage 2018


Quinta do Noval


A Quinta do Noval, situada em pleno coração do Douro, Portugal, com registro datado do ano de 1715, possui séculos de história, conhecimentos e experiências na produção de vinhos de qualidade, estando entre os melhores vinhos do mundo.

vinho sem preconceito, vinho, portugal, vinho do porto, vinho português, quinta do noval, douro, porto vintage, porto vintage 2018

A história da Quinta do Noval tem seu início a partir da compra por parte do comerciante António José da Silva da Quinta do Noval em 1894, após a Quinta ter sido invadida por uma grande praga que destruiu todas as vinhas que lá existiam. As vinhas foram toda replantadas, ocorrendo várias modificações e inovações realizada Luiz Vasconcelos Porto, genro do novo proprietário. Foram realizados socalcos, que é uma técnica agrícola e de conservação do solo empregada em terrenos muito inclinados, permitindo o seu cultivo e, simultaneamente, o controle da erosão hídrica, criando terraços através do parcelamento de rampas niveladas, uma das características da Quinta do Noval. Melhorando a exposição solar e com um melhor aproveitamento do solo, na época foi uma inovação.

Sendo uma das mais antigas casas e prestigiadas de Vinho do Porto, a Quinta do Noval produz em seus 145 hectares, com uvas próprias e as mais nobres como Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão e Sousão que produzem vinhos de qualidade, estando seus entre os melhores vinhos do mundo. Nos anos 90, uma centena de hectares da propriedade foi replantada, adaptando os métodos de poda às necessidades de cada parcela. 

Atualmente, são produzidos Vinhos do Porto da Quinta do Noval Vintage, Ruby, Tawny e White, e, por outro lado, a produção dos vinhos do Douro desde 2004.


Vinhos Quinta do Noval
Porto Vintage


Os Vinhos do Porto da Quinta do Noval foram o que mais sobressaíram no início do século XX com a declaração do 1931 Quinta do Noval Porto Vintage e o 1931 Quinta do Noval Nacional Porto Vintage, ganhando notoriedade.

Os Vinhos do Porto Vintage são considerados uns dos melhores do mundo só são declarados apenas em ótimos anos (três ou quatro anos em uma década) e somente quando os vinhos atendem aos padrões exigentes. Todas as uvas são provenientes da vinha da Quinta do Noval. Sendo as uvas pisadas por pés para obter o mosto e depois durante a fermentação maceram para obter a melhor extração possível nos lagares, nos tradicionais cubas de pedra da Quinta. 

Ficam em estágio durante 18 meses em cubas de madeira de várias capacidades. O Vinho do Porto Vintage é o único vinho com potencial de envelhecer por longos anos em garrafa. É engarrafado sempre entre dois e três anos após a colheita e tem potencial para envelhecer até 50 anos em garrafa. Um dos motivos pelos quais é tão aclamado é porque surpreende desde quando consumido logo depois do engarrafamento, até após muitos anos de envelhecimento na garrafa. 

Os Vinhos do Porto da Quinta do Noval são considerados de altíssima qualidade, tanto que foi o vinho escolhido pela presidência de Portugal para presentear Barak Obama, quando de sua visita ao país em 2010.

Os Vinhos do Porto Vintage, se dividem em: Vintage Porto e Nacional Vintage Porto. A palavra "Nacional" refere ao fato de que as uvas que dão origem ao vinho, são vinhas portuguesas que crescem em solo português e, portanto, estão "ligadas ao solo da nação" Portugal. 


Quinta do Noval
Porto Vintage 2018


A Quinta do Noval anunciou a declaração do seu Porto Vintage 2018 em abril de 2020 como um vinho maravilhosamente maduro, cheio e exuberante, especiarias no nariz, com taninos longos e muito finos numa pureza e elegância clássicas dos vinhos da Quinta do Noval.
 

Tipo 
Porto Vintage.
Uvas
Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional, Sousão e Tinta Roriz.
Estágio
O vinho estagia durante 18 meses em cascos de carvalho, nos armazéns climatizados da Quinta na região demarcada do Douro, antes de ser engarrafado.
Volume
750 ml.
Teor 
19,5 %.
Temperatura de Serviço
15 ºC a 17 ºC.
Harmonização
Particularmente agradável com uma sobremesa, com chocolate preto ou queijo. Também por si só no final de uma refeição.
Enólogo
António Agrellos


Um brinde a todos e muita saúde!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!


0 comentários:

Postar um comentário