segunda-feira, 7 de setembro de 2020

VINHO MADEIRA ou VINHO DA MADEIRA



O Vinho da Ilha da Madeira


O Vinho da Madeira ou Vinho Madeira é um vinho licoroso e fortificado,, produzido nas encostas e adegas da Região Demarcada da Ilha da Madeira, Portugal.

A Ilha da Madeira possui um clima subtropical e solos de origem vulcânica, existindo vários terroirs, isto, dependendo da localização das vinhas. Independentemente do terroir, a acidez é a característica marcante desses vinhos, o que lhes proporciona uma grande longevidade em garrafa.

Os primeiros portugueses que chegaram à ilha se arriscaram pelo terreno montanhoso, muitas vezes cultivando as uvas em lugares de difícil acesso, e acabaram criando uma das bebidas mais famosas do mundo: o Vinho Madeira.

O Vinho Madeira é o produto símbolo da Região Autônoma da Madeira e desse arquipélago em todo o mundo.

A história do Vinho Madeira começa pouco depois da descoberta da Ilha da Madeira, existem registros comprovando que 25 anos após a chegada dos portugueses, se faziam e exportavam o Vinho Madeira.

O vinho já era apreciado em todo mundo, por isso foi o vinho escolhido para celebrar a Independência dos EUA no dia 4 de Julho de 1776, o Presidente Thomas Jefferson ergueu uma taça de Vinho Madeira para assinalar o marco histórico, tendo também sido mencionado nas obras de Shakespeare como na peça Henrique IV, um vinho admirado por reis, príncipes, generais e exploradores.


O Vinho Madeira é produzido das vinhas, que são cultivadas à mão em pequenos recintos de terra, nas encostas das montanhas, que são muitas vezes de difícil acesso, em um solo e um clima único, faz com que seja um vinho inigualável.



Castas , Tipos  e Marcos
Vinho da Madeira


Existe mais de 30 castas do Vinho Madeira, no entanto, as castas mais típicas da Ilha da Madeira são: a Sercial, Verdelho, Terrantez, Boal, Malvasia e Tinta Negra. Sendo, habitualmente, um vinho monocasta (um vinho elaborado à partir de uma única variedade de uva), o que exerce grande influência na categorização do Vinho Madeira, consoante ao grau de doçura sendo classificado como Vinho Madeira em Seco, Meio-Seco, Doce e Meio-Doce.
Seco
principal casta é a Sercial, ótimo como aperitivo, cor clara, leve e muito perfumado.
Meio-Seco
A casta é a Verdelho, delicado, bastante perfumado, cor dourada e o o mais indicado para acompanhar refeições.
Doce
A casta é a Malvasia a que melhor representa o vinho doce, encorpado, de perfume intenso e cor vermelha. Ideal entre as refeições e acompanhar sobremesas.
Meio-Doce 
A casta é a Boal, é a principal, suave, nobre, aveludado e de cor dourado escura, mais indicado para assados e sobremesas.



Os tipos de Vinho Madeira existentes são:
Vinhos sem referência a idadeSão vinhos correntes e baixa gama.
Vinhos com indicação de idadeSão vinhos de lote com as indicações de idades nos Vinhos Madeira: 3 anos, 5 anos, 10 anos, 15 anos, 20 anos, 30 anos, 40 anos e também 50 anos. 
Vinhos datadosSão os vinhos Colheitas e Vintages. Os vinhos Colheitas ou Single Harvest ou Baby Vintage, são os vinhos de uma colheita excepcional, que envelhecem entre 5 e 18 anos em casco, antes de serem engarrafados. Os vinhos Vintages ou Frasqueiras envelhecem em casco por um período mínimo de 20 anos. Não existe um período máximo de envelhecimento.

Os Vinhos Madeiras devem ser guardados na posição vertical, sem exposição à luz solar, e a uma temperatura mais fresca que a do ambiente, engarrafados estão já prontos para beber, raramente melhoram com o passar dos anos.
Os vintages mais velhos devem ser decantados, abertos algum tempo antes de serem bebidos preferencialmente um dia por cada 10 anos em garrafa. Depois de aberto, o Vinho Madeira tem também a característica de durar muitos meses com as características mais ou menos inalteradas, desde que a garrafa seja convenientemente guardada. As temperaturas sugeridas para degustar o vinho madeira seriam de 12 graus para os secos e meio secos e 16 graus para os doces e meio-doces.

As marcas/companhias produtoras de Vinho Madeira: Barbeito, Blandy's, H.M. Borges, Henriques & Henriques e D'Oliveiras.

Visitar a Ilha da Madeira em setembro para a Festa do Vinho Madeira, que constitui uma homenagem a este produto ancestral e reconhecido mundialmente.




Um brinde a todos e muita saúde!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!




0 comentários:

Postar um comentário