segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Vinho Português Dory Tinto

Dory Tinto, Vinho Português, Vinho Tinto, Lisboa, Adega Mãe, Touriga Nacional, Syrah, Pinot Noir, Aragonez, Anselmo Mendes, Diogo Lopes


Adega Mãe


Construída pela família Alves, fundadora do Grupo Riberalves, a vinícola Adega Mãe nasceu de uma paixão milenar que sempre existiu no Grupo Riberalves: o vinho, o nome da vinícola é uma homenagem à matriarca Manuela Alves.

Ao norte de Lisboa e a um passo da costa do Atlântico, a Adega Mãe produz um terroir fortemente influenciado pela predominante brisa marítima e caracteriza-se pelos seus vinhos de inspiração atlântica, frescos e minerais.


Região de Lisboa


Desde do mês de abril de 2009, a Região da Estremadura foi rebatizada de Região de Lisboa. De acordo com o Ministério da Agricultura de Portugal, a portaria da alteração permitiu melhorar a comercialização das marcas de vinhos da Região de Lisboa no mercado externo, bem como a sua divulgação. 

Desde então, estes vinhos têm tido um interesse crescente por parte dos consumidores.

A Região de Lisboa possui um clima temperado com influência atlântica e os diferentes solos dão origem a diferentes vinhos. 


Vinho Dory Tinto


O vinho Dory tinto, é o primeiro vinho da Adega Mãe (sua primeira edição foi em 2010), celebra a sua décima edição, com a colheita 2019. Dá sequência ao percurso daquele que se tornou a mais simbólica marca da Adega Mãe, “Dory”. Um tributo aos antigos pescadores portugueses que trabalhavam na pesca do bacalhau. 

Com grandes referências de elegância, marcadas pelo frescor do atlântico, o vinho Dory Tinto possui versatilidade e potencial gastronômico. O novo vinho Dory Tinto 2019 apresenta uma inovação importante: a introdução da casta Pinot Noir, que lhe dá um perfil ainda mais elegante.

Ao mesmo tempo, a introdução desta casta é simbólica: o primeiro vinho Dory Tinto 2010 foi feito exclusivamente com as uvas existentes na quinta que atualmente é a Adega Mãe, esta vindima de 2019 é o paradigma de todo o percurso evolutivo vivido. Hoje, as melhores uvas tintas das castas Touriga Nacional, Aragonez e Syrah provêm do terroir mais continental de Alenquer, mais oeste de Portugal. 

Paralelamente, a vinha Atlântica da Adega Mãe converteu-se quase na totalidade para produção de vinho branco, com a única exceção: o Pinot Noir, que completou o novo vinho Dory Tinto. A produção de 2019 reforçou toda a sua elegância.

O vinho Dory Tinto é um vinho gourmet, recíproco com uma intensidade aromática sedutora e uma boca sempre rica e as notas frutadas voltam a ser um guloso e apaixonado. 

Um vinho adequado para fim de tarde com os amigos, ou seja, um vinho para todos os dias.







Dory Tinto, Vinho Português, Vinho Tinto, Lisboa, Adega Mãe, Touriga Nacional, Syrah, Pinot Noir, Aragonez, Anselmo Mendes, Diogo Lopes





Ano
2019.
Tipo
Tinto.
Pais
Portugal. 
Região
Lisboa.
Produtor
Adega Mãe.
Tipo de Fechamento
Rolha.
Uvas
Touriga Nacional, Syrah, Pinot Noir, Aragonez.
Estágio
Estágio parcial em barricas usadas de carvalho francês.
Cor
Rubi.
Aroma
Fruta madura com um ligeiro toque a frutos vermelhos e notas florais.
Paladar
Macio e encorpado. Termina fresco e harmonioso.
Volume
750 ml.
Grau
13,5 %.
Potencial de Guarda
Consumo imediato.
Temperatura de Serviço
16 ºC.
Harmonização
Peixe no forno, bacalhau assado e carnes grelhadas.
Enólogos
Anselmo Mendes e Diogo Lopes.


Um brinde a todos e muita saúde!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!



0 comentários:

Postar um comentário