quarta-feira, 26 de maio de 2021

Seis Técnicas Para Apurar o Paladar



Desenvolva o Paladar


Existem várias técnicas simples para apurar o paladar em relação ao vinho, destacaremos apenas seis dicas simples.

O paladar é composto de uma série de papilas gustativas, língua, o interior de sua boca e o sensor mais importante de todos: o nariz.

O desenvolvimento do bom gosto começa prestando atenção ao que está acontecendo com essas áreas sensoriais. 





Técnicas


São 6 técnicas simples que leva ao desenvolvimento do paladar.

1. Desacelere. Vá devagar.

Você já provou uma trufa de chocolate lentamente sentindo o ganache derretendo lentamente na língua à medida que os sabores evoluem gradualmente pela boca?
A degustação lenta, onde você deixa seus sentidos dominarem, é como você pode aperfeiçoar sua degustação em relação aos vinhos. Leva tempo para determinar as nuances e o próprio cérebro atingir um nível mais alto de pensamento analítico quando desaceleramos.


2. Olhar e Cheirar. Então Prove.

A aparência não é tão importante quanto o cheiro, mas desempenha um papel importante em nossa percepção em relação a qualquer coisa, inclusive a um vinho, mesmo tocando nossos lábios. Você pode fazer um teste com uma pessoa, vende seus olhos e dê a ela um vinho branco em temperatura ambiente, você poderá fazê-lo acreditar que é um vinho tinto. Se você parar de cheirar um vinho, é difícil sentir o gosto de outra coisa senão a textura de um vinho.


3. Visualizar e Isolar.

Coloque o nariz acima de um copo de vinho com os olhos fechados, o propósito de fechar os olhos é se isolar, comece a identificar os sabores deste vinho. Um bom exemplo é o famoso vinho italiano Chianti, ao sentir o aroma do vinho procure visualizar notas florais, frutas vermelhas, notas terrosas e especiarias.
O aroma de floral é menos pronunciado do que o fruto vermelho, e quando se fecha os olhos, que os dois estão em uma terracota que foi esfregada com o cozimento.
Se as suas papilas gustativas for treinada, provar um Malbec será como provar uma picanha, você identifica assim que se sente!






4. Identificar Sabores e Seguir em Frente.

É fácil se deixar levar pelo vinho. Sentir o aroma de vinho uma vez e somente o aroma de especiarias. Depois de identificar um sabor ou aroma, ajuda a ir mais longe e se perguntar "o que mais há aqui”?
São as nuances que tornam os vinhos únicos específicos de onde eles vêm.


5. Prestar Atenção à Textura e ao Corpo.

Os sabores do vinho não são apenas a parte integrante dele e como você poderá identificá-lo. A textura também é importante, pois adiciona sabor e dá corpo ao vinho.
Uma boa dica é esfregar a língua no céu da boca para identificar características como mineralidade ou tanino.


6. Criar uma Memória de Degustar Vinhos.

A escolha dos pontos principais de um vinho permite uma memória gustativa.
A memória de um vinho é algo que você pode usar como referência quando degustar novos vinhos e procurar vinhos que lhe agrade mais.
O uso da memória gustativa também pode ajudar nas harmonização das comidas e vinhos.
Importante é ler mais sobre como harmonizar a comida e o vinho.
Por mais poderosa que seja sua memória, é útil fazer anotações sobre os vinhos durante as degustações.



Um brinde a todos e muita saúde!

Beba com moderação e não se esqueça de "se beber não dirija e se dirigir não beba"!



0 comentários:

Postar um comentário