domingo, 23 de maio de 2021

Harmonização e Dicas para Queijos e Vinhos


Queijos e vinhos. Uma das harmonizações mais clássicas que existe. Quem nunca fez em casa uma noite de queijos e vinhos com os amigos e familiares não sabe o que está perdendo.
Tanto os queijos quanto os vinhos têm semelhanças em suas produções, que podemos dizer que realmente foram feitos um para o outro.

Estes alimentos são produzidos há mais tempo do que podemos imaginar e entre eles há tanta semelhança, que chego a pensar que nasceram um para o outro. Ambos são influenciados pelo terroir; sofrem fermentação, maturação e envelhecimento.

E para a nossa felicidade, existem tantas opções de queijos e vinhos que nos permite testar diversas combinações e nos apaixonar por várias delas.


Escolher os Queijos

Os queijos, basicamente, sem se aprofundar muito, pois é um assunto de muitos detalhes e informações, podemos dizer que de dividem em grupos como frescos, frescos curados, cremosos, moles, semi-moles, macios, semi-macios, médios, duros, semi-duros, média saturação, longa maturação, queijos azuis, entre outros.


01. Queijo Brie - Macio/Mole - Francês


O QUEIJO BRIE é produzido com leite cru de vaca, bem cremoso. Sua principal característica é a textura macia de sabor frutado, suave com uma casca branca.

A sugestão de harmonização é com vinhos brancos leves, vinhos tintos leves e espumantes.


02. Queijo Camembert - Macio/Mole - Francês


O QUEIJO CAMEMBERT é produzido com leite de vaca, bem macio, mole com sabor amanteigado, cremoso e leitoso. Sua casca é bem fina e pode apresentar pequenos bolores de coloração clara. 

A sugestão de harmonização é com vinhos brancos leves, vinhos tintos leves e espumantes.


03. Queijo Emmental - Meia Cura - Suíço


O QUEIJO EMMENTAL é produzido com leite de vaca pasteurizado, tem sabor suave e ligeiramente doce e a característica marcante são os buracos e quanto menores e mais redondos os buracos, mais forte e picante o queijo será.

A sugestão de harmonização é com vinhos tintos de vários portes, vinhos tintos leves, vinhos tintos doces, vinhos tintos fortificados e espumantes de porte.


04. Gorgonzola - Azuis - Italiano


O QUEIJO GORGONZOLA é produzido com leite de vaca, tem sabor forte e intenso. É o tradicional queijo com veias entre cores cinzas e azuis esverdeados e ficam assim devido ao processo de maturação onde os fungos atacam o queijo.

A sugestão de harmonização é com vinhos tintos doces, vinhos tintos fortificados e vinhos de sobremesas.


05. Queijo Gouda - Semi-Mole - Holandês


O QUEIJO GOUDA é produzido com leite integral de vaca e quanto mais envelhecido mais intenso o sabor. É um queijo clássico das tábuas de aperitivos.

A sugestão de harmonização é com vinhos brancos leves e frutados, vinhos tintos leves ou médios.


06. Queijo de Minas - Fresco - Brasileiro


O QUEIJO DE MINAS é produzido com leite de vaca e é um queijo delicado, mole com sabor suave e levemente ácido e com muita umidade.

Segundo especialistas é um queijo que não é muito recomendável harmonizar com vinhos, mas com bebidas indicadas para lanches da manhã ou da tarde, como cafés e chás. Mas caso deseje harmonizar prefira vinhos brancos frescos e leves, vinhos brancos frutados, cítricos, intensos como de maracujá e abacaxi.


07. Mussarela - Fresco - Italiano


O QUEIJO MUSSARELA, no Brasil onde é muito consumido, é um pouco diferente do de origem italiana, pois é produzido com técnicas diferentes da sua origem. É produzido com leite cru de vaca tem um sabor ligeiramente salgado e ácido e quando aquecido derrete facilmente.

A sugestão de harmonização é com vinhos brancos leves ou vinhos tintos leves com aroma frutado refrescante e espumantes.


08. Mussarela de Búfala - Fresco - Italiano


O QUEIJO MUSSARELA DE BÚFALA é produzido com leite de búfala e possui uma casca lisa, sabor suave levemente adocicado, textura cremosa e uma cor super branca e brilhante.

A sugestão de harmonização é com vinhos brancos leves ou vinhos tintos leves com aroma frutado refrescante e espumantes.


09. Queijo Parmesão - Duro - Italiano


O QUEIJO PARMESÃO é produzido com leite de vaca e desnatado por gravidade após a ordenha. Duro e com casca dura e grossa de cor amarelo forte tem sabor forte e um pouco picante.

A sugestão de harmonização é com vinhos tintos estruturados, vinhos tintos encorpados, espumantes mais estruturados e vinhos rosés encorpados.


10. Queijo Ricota - Fresco - Italiano


O QUEIJO RICOTA é produzido com o soro do leite de vaca e tem um sabor levemente ácido sendo macio e firme de forma que derreta na boca.

Assim como o queijo minas, segundo especialistas, é um queijo que não é muito recomendável harmonizar com vinhos, mas com bebidas indicadas para lanches da manhã ou da tarde, como cafés e chás. Mas caso deseje harmonizar prefira vinhos brancos frescos e leves vinhos brancos frutados cítricos intensos como de maracujá e abacaxi.


11. Queijo Roquefort - Azuis - Francês


O QUEIJO ROQUEFORT é produzido com leite de ovelha e tem um sabor encorpado e picante e suas veias são originários de fungos "penincillium roqueforti", daí seu nome.

A sugestão de harmonização é com vinhos tintos docesvinhos tintos fortificados e vinhos de sobremesas.





Escolher o Vinho para Harmonizar com Queijo

01. Espumantes

- Nacionais.
- Cava.
- Champagne.
- Franciacorta.
- Prosecco.

02. Vinhos Brancos Leves / Aromáticos

- Alvarinho (Albariño).
- Chablis.
- Chardonnay (sem madeira).
- Chenin Blanc.
- Moscato.
- Muscadet.
- Pinot Grigio.
- Sauvignon Blanc.
- Vinho Verde.

03. Vinhos Tintos Leves

- Beaujolais.
- Gamay.
- Pinot Noir.

04. Vinhos Tintos Leves / Médios / Aromáticos

- Beaujolais.
- Barbera.
- Dolcetto.
- Pinot Noir.
- Gamay.
- Merlot (sem madeira).

05. Vinhos Tintos Encorpados

- Barbaresco.
- Barolo.
- Bordeaux.
- Brunello.
- Cabernet Sauvignon.
- Chianti.
- Malbec.
- Merlot (com madeira).
- Priorat.
- Syrah.
- Rhône.
- Tempranillo.

06. Vinos Tintos Fortificados / Sobremesas

- Auslese.
- Icewine.
- Jerez.
- Late Harvest.
- Madeira.
- Pedro Jimenez.
- Sauternes.
- Spätlese.
- Tokay.
- Vinho do Porto.

Dicas Importantes para Servir Queijos e Vinhos

01. Quando Comprar os Queijos

Compre os queijos próximo, se possível no dia anterior, à data do evento. Conserve os queijos na geladeira, logo após a compra.

02. Temperatura dos Queijos

Retire os queijos da geladeira em torno de 1 hora antes de servi-los. O ideal é que os queijos estejam na temperatura ambiente.

03. Combinação do Clima com os Queijos

Os dias mais quentes combinam melhor com queijos mais leves e frescos e os dias mais frios combinam melhor queijos mais fortes de sabores intensos.

04. Utensílios para os Queijos

Não há mistérios. 

Escolha, de preferência, tábuas para frios ou bandejas de madeira ou de vidro. As de madeira deixam um clima mais aconchegante. 

Tenha facas para cada tipo de queijos de forma que não interfira nos sabores. Tenha palitinhos de queijos que podem ser dos simples palitos de madeira aos mais sofisticados e trabalhados. 
Existem uma infinidade para todos os gostos e preços para vender no comércio.

05. Ordem dos Vinhos

Se for servir mais de um tipo de vinho, comece a servir pelos vinhos mais leves até chegar aos vinhos mais incorporados e doces.

06. Utensílios para os Vinhos

Não há mistérios. Apesar de existirem muitos utensílios, opte apenas para os básicos.

Um bom saca-rolhas, de alavanca ou torção, para os vinhos com tampas de cortiças, sem necessidade para as tampas screw cap (roscas) que são as mais práticas, além de permitirem tampar a garrafa após a abertura.

Em relação a garrafa com tampa screw cap, há certas pessoas que ainda possuem uma dificuldade para abri-la. Mas, é mais fácil do que imagina. Basta segurar a garrafa com uma da mãos e com a outra mão segurar a parte inferior da tampa (gargalho da garrafa) e fazer um giro com a mão que está no gargalo da garrafa para romper o lacre. Pronto.

Taça ou copo? A taça, com certeza, é a maneira mais correta, pois possui mais sofisticação, leveza e o seu formato permite manter as propriedades do vinho. 
Entretanto, não há de ruim ou errado ao escolher um copo para sua noite de queijos e vinhos. E nada de taça ou copo cheio! Não ultrapasse a 2/3 da taça ou do copo.

O balde de gelo para vinho deve ser utilizado de forma a manter a temperatura do vinho que esta sendo servido.

07. Temperatura dos Vinhos

Siga as instruções dos rótulos de cada garrafa de vinho que indica a temperatura ideal para o servir o vinho. 



Por fim, saiba mais lendo:



Fonte de Pesquisas e Imagens
https://www.google.com.br
https://revistaadega.uol.com.br
https://cozinhatecnica.com
http://blog.artdescaves.com.br
http://portaldoqueijo.com.br

https://oquedoqueijo.com/2012/12/01/261/
https://oquedoqueijo.com/2012/12/01/261/
http://www.tintosetantos.com/index.php/harmonizando/partindodoprato/276-queijos-e-vinhos



Um brinde à todos!
Beba sempre com moderação.






0 comentários:

Postar um comentário