quarta-feira, 11 de julho de 2018

Um Pouco de como Servir um Vinho

Vinhos Sem Preconceito - Um Pouco de como Servir um Vinho

"O saber apreciar um vinho, constitui só por si uma arte..."

Para que um vinho seja apreciado com arte há detalhes, ao servir, que fazem a diferença, como a ocasião em que o vinho será servido, o prato a ser degustado, a temperatura, o copo ou taça, entre outros. Por isso, não basta apenas abrir uma garrafa de vinho, mas entender e executar os detalhes, a não ser que seja de seu gosto independentemente de certos detalhes da arte de beber vinho.

As Temperaturas de Certos Vinhos

Vinhos Sem Preconceito - Um Pouco de como Servir um Vinho

Há dois tipos de temperaturas para servir um vinho: a ambiente e a do vinho. 

temperatura ambiente deve estar entre 18º C a 22º C, pois ajuda a expandir todas as qualidades do vinho que está sendo servido. 

Como a temperatura do ambiente, geralmente é maior que a temperatura do vinho a ser servido, especialmente para o vinho branco e espumante, é necessário manter a temperatura ideal e utilizar um "frappé"(*) com água, cubos de gelo ou gelo moído e sal de forma a baixar a temperatura do vinho.

(*)Frappé: balde de diversos materiais utilizado para esfriar a garrafa de vinho através do contato com a água e o gelo.

Vinho Branco
Os aromas do vinho branco solta-se facilmente o que permite o consumo a temperatura mais baixa sem prejuízo para as suas características e deve ser servidos entre 10º C a 13º C. 
Vinho Espumante
A temperatura de um vinho espumante jovem deve ser servido entre 6º C a 8º C.  Para um vinho espumante com mais idade entre os 10º C a 14º C. 

Vinho Tinto
A temperatura para o vinho tinto é algo mais complexo, pois quanto mais quente estiver o vinho tinto mais aromas vão ser liberados. Porém tem que tomar cuidado, pois um vinho tinto servido a uma temperatura superior a 20º C começa a perder as suas qualidades, se servido a 24º C ou mais apenas se sentirá o álcool.
Um vinho tinto médio deve ser bebido, em média, a 16º C. Só os mais envelhecidos e encorpados podem ir aos 18º C.




Abrir a Garrafa de Vinho

Vinhos Sem Preconceito - Um Pouco de como Servir um Vinho

A garrafa do vinho deve ser aberta cerca de 30 minutos à 1 hora antes do consumo, para que a oxidação do produto, ao contato com o ar, provoque um começo de desenvolvimento do bouquet.

A tampa de uma garrafa de vinho pode ser de cortiça ou rosca ("screw cap") e é a mais fácil de abrir, quanto a de cortiça o ideal é usar um saca-rolha de rosca ou espiral, munido de uma alavanca, para evitar sacudir o vinho. 

Com uma faca comum, cortar o lacre que envolve a boca da garrafa de vinho, remover até aparecer a rolha em sua totalidade, perfurar a rolha com a ponta do saca-rolha e estando firme gire (geralmente 5 a 8 voltas) e puxe de acordo com o modelo do saca-rolha.


Os Copos ou Taças para Servir um Vinho

Vinhos Sem Preconceito - Um Pouco de como Servir um Vinho

Há muitas histórias sobre a origem das taças para vinhos com seus diferentes formatos e para diferentes tipos de vinhos, que influenciam e alteram as características dos vinhos. Conteúdo é assunto para um outra postagem, pois nessa é apenas para ter uma ideia do grande e vasto mundo dos vinhos.

Copos ou taças? Dê preferências para as taças, mas lembre-se de que nada pode impedir de tomar um vinho (risos) devem ser incolores, suficientemente grandes para que possa realizar um certo movimento de rotação, indispensável ao desprendimento do "bouquet", sem o perigo de o vinho sair, deve de preferência, ter pé e, finalmente, ser discretos para não desviarem excessivamente a atenção do vinho que contêm.


Quando não se disponha de mais de dois tipos de copos para os vinhos de consumo, devem ser usados os menores para o vinho branco e os maiores para o vinho tinto.


Servir o Vinho

Vinhos Sem Preconceito - Um Pouco de como Servir um Vinho

Os vinhos devem ser servidos com cuidado, podendo ser "decantado" ou servidos diretamente da garrafa, caso dessa postagem.

A garrafa com vinho branco pode ser servido na horizontal em uma altura de 10 cm a 15 cm em relação ao copo ou taça.

A garrafa com vinho tinto devem ser servido inclinado, com o gargalo bem próximo ou até encostando o gargalo da garrafa de vinho ao copo ou taça e deixar o vinho correr suavemente. Ao finalizar para evitar o gotejamento girar ligeiramente a garrafa do vinho no sentido anti-horário.

Ao servir, os copos ou taças não devem ser completamente cheios, mas até 2/3 tratando-se de vinho branco, ainda um pouco menos se for tinto ou generoso, para melhor se apreciarem os aromas.

O vinho branco deve ser servido antes do vinho tinto, o vinho jovem antes do envelhecido e os secos antes dos doces.




Sirva e seja servido! Saúde a todos!





20 comentários:

  1. Gostei bastante do seu post,não conhecia quase nenhuma curiosidade que você trouxe..
    Amo vinho e adorei conhecer um pouco mais sobre o assunto..
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Caraca, eu não sabia nem da metade dessas coisas, obrigada pelas dicas! A que mais me surpreendeu foi essa de ter que abrir o vinho meia hora a uma hora antes, eu nem imaginava. Sempre abri quando ia beber, obrigada mesmo pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica, vou ver agora como escolher um bom vinho meu esposo e eu temos dificuldade nisso, sempre cmopramos, mas nunca agradam.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post tem coisas que precisamos saber mais

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas!! Adoro vinho e foi ótimo saber mais detalhes sobre esta bebida mágica.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, eu gostei bastante da sua explicação, realmente você sabe como escolher um bom vinho

    ResponderExcluir
  7. na minha casa nunca falta um bom vinho!
    sem duvida esse post me ajudou a ter umas ideias diferenes das que eu ja tinha

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já trab como garçonete em um restaurantede um grande hotel aqui da ninga cidade, isso a muitos anos...
    O frappe descrito, na época aprendi cm o none de salmora e usamos água, gelo, sal e álcool. Era questão de poucos minutos p gelar o vinho
    Informativo seu post.

    ResponderExcluir
  9. Quantas informações boas que você trouxe sobre o vinho essa bebida espetacular, a temperatura certa do vinho é essencial, são detalhes importantes que não conhecia, ótimo o seu post, bjs.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria muito de aprender a tomar vinho mas nao consigo gostar.

    ResponderExcluir
  11. Sou fã de um bom vinho e adorei essas dicas, não sabia.

    ResponderExcluir
  12. Olá. Geralmente tomo vinho gelado, mas não sou profissional rs

    Gostei das dicas, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Menina! Sou apreciadora de vinhos, mas esse lânce de como servir, eu desconheço completamente! Rs
    Parabéns pelo post! Adorei

    ResponderExcluir
  14. Achei interessante, embora não beba, mas é sempre bom saber no caso de receber visitas e saber lidar com essa situação

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  15. Adorei a postagem, fiquei curiosa com os tipos de taças e não sabia que tinha temperatura certa para o vinho! Amei as dicas!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  16. Vinhos são deliciosos e amo tomar um bom vinho, mas sinceramente não entendo muito do assunto.
    Adorei conhecer um pouco sobre vinhos e suas curiosidades.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não sabia nem da metades desses detalhes todos,foi bom saber,adoreei

    ResponderExcluir
  18. Que guia super completo de como servir um vinho, confesso a você que esse post foi de grande utilidade porque eu não tinha grande conhecimento

    ResponderExcluir
  19. otimo conhecer coisas novas, muitas dicas bacanas, não gosto de vinho mas vou dar essas dicas para o povo aqui de casa rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Que chique ein! Gosto de um vinho tbm.

    ResponderExcluir