sábado, 10 de junho de 2017

Casa Valduga: VINHOS DO BRASIL PELO MUNDO


A Casa Valduga é uma vinícola familiar e tradicional do Vale dos Vinhedos. Suas origens começam ainda em 1875, quando o primeiro familiar chegou ao sul do Brasil. Vindo de Rovereto, no norte da Itália, a herança está diretamente ligada aos seus genes. Valduga, em sua origem, significa Vale da Uva, representando toda a tradição ligada ao mundo do vinho há centenas de gerações passadas. A vinícola, localizada em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, é reconhecida pela sua história, legado e principalmente pela determinação em buscar incansavelmente pelo melhor que a natureza possa oferecer, aliada a alta tecnologia e claro com o cuidado que só as mãos de quem ama o que faz pode apresentar.
Há mais de quarenta anos a história da Casa Valduga é escrita por três irmãos o que começou com seus pais. João, Juarez e Erielso são os protagonistas da saga pelo renome dos vinhos da família dentro do próprio país. Após anos de desenvolvimento e crescimento no Brasil, a Casa Valduga conquistou o paladar e admiração dos brasileiros, por apresentar uma gama completa e de alta qualidade em vinhos branco, tintos e espumantes.
Todo o empenho, também rendeu premiações e reconhecimento internacional, as primeiras conquistas vieram ainda nos anos 90, onde ainda era muito escassa a acessibilidade de vinhos no Brasil, mas os primeiros passos eram dados para uma visão ainda maior.
A inovação e a ideia de um futuro ainda maior sempre estiveram presentes no DNA da vinícola e por isso, conquistar o Brasil não era o único objetivo. Com isso, as primeiras exportações vieram em 2002 para a Suíça, logo em seguida veio o interesse da Alemanha.
Em 2012 a Copa do Mundo e as Olimpíadas trouxeram os holofotes para o Brasil e com isso para os vinhos brasileiros também. Nessa oportunidade, países com um grande consumo de vinhos como a Bélgica abriram as portas para as vinícolas brasileiras. Atualmente, as exportações já representam 10% do volume de produção da Casa Valduga e já estão distribuídos em cinco continentes: América do Sul, América do Norte, África, Europa e Ásia.
Os principais mercados atuais são os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Bélgica, que são também os maiores consumidores de vinho do mundo. Estar presente nesses mercados significa muito além do que se possa imaginar. São mercados extremamente competitivos e visados pelo mundo todo, por isso, quando começamos os projetos de exportação sabíamos que o desafio seria grande.
Para estar presente nesses países é necessário além de qualidade constante, confiança e seriedade, é preciso estar com profissionais preparados para acompanhar os movimentos dos mercados internacionais e principalmente ser fiel a sua própria marca. Ter um DNA marcado e uma estrutura capaz de lidar com outros mercados são fatores primordiais e muito significativo para uma empresa e por isso a Casa Valduga hoje é orgulhosa de estar presente em mais de 20 países.
Em 2002, também foi criado o projeto Wines of Brasil, que é mantido por meio de uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que está aberto a todas as vinícolas brasileiras interessadas em atingir o mercado externo, contando hoje com a participação de 29 empresas. O projeto atua de forma global, mas três mercados internacionais são considerados prioritários: Estados Unidos, Reino Unido e China.
Algumas pessoas perguntam sobre os países tradicionais produtores como Itália, França, Portugal, Espanha, Chile e Argentina. Acontece que nesses países a produção de vinhos é tão grande e as indústrias vinícolas são tão fortes, que para expandir seus negócios a exportação é essencial.
Os principais produtores de vinhos do mundo, são países pequeno se comparados ao Brasil e mesmo com um consumo per capita muito maior que o nosso, eles ainda têm vinho o suficiente para exportar. Nestes casos, a o vinho é um dos principais produtos a ser exportado, diferentemente do Brasil que é um país extenso e com diversas indústrias para ser trabalhada.
Pelo mesmo motivo, a importação nesses países se torna um desafio, além é claro das taxas aplicadas que tornam os produtos importados menos competitivos que os locais, na maioria dos casos.
Porém, o Brasil consegue ainda achar boas oportunidades. Somos reconhecidos mundialmente como um país alegre, festivo e um paraíso para férias, por isso as pessoas em geral sentem-se animadas a provar produtos brasileiros, mesmo o vinho, que tem suas origens na Europa. Acontece que o Brasil, além disso tudo e do futebol e do carnaval, está ganhando notoriedade pelos espumantes e por isso, países como Chile já abriram suas portas para os espumantes da Casa Valduga.
Portugal é outro exemplo de boas relações com o Brasil. Nós somos um dos principais países consumidores de vinho português entre outras delícias da culinária lusa, como azeites e o famoso bacalhau que pode facilmente harmonizado com vinho brasileiro. Já imaginou que delícia um peixe com milho frito e um belo Chardonnay? Ou até mesmo um cozido à portuguesa harmonizado com Merlot do Vale dos Vinhedos?
O Brasil, tem uma identidade própria, mas que foi criada da mescla de muitas culturas, de Portugal ao Japão, juntamos um pouquinho de cada lugar e conseguimos desenvolver a nossa cara, uma identidade que recebe bem a todos.  O que podemos perceber, é que o mundo atual está assim com uma cara de Brasil, ou seja muito mais aberto e receptivo para todo tipo de cultura.
Facilmente encontramos restaurantes de culinária italiana, francesa, árabe, portuguesa, chinesa, japonesa nos principais países do mundo e a sua lista de vinho não deixa de ser diferente.

Os restaurantes de fusão que mesclam mais de uma gastronomia são o que há de mais novo, e com isso, somente uma carta de vinhos muito particular e com opções de diversos terroirs pode agradar do cliente mais moderno ao mais tradicional. Portanto, se estiver em algum lugar que tenha vinhos de distintos do que você está acostumado a ver, tenha certeza que o Sommelier além de muito moderno, é um profissional preocupado em harmonizar de forma criativa os pratos do restaurante com sabores inusitados. Afinal, quem não gosta de surpreender o próprio paladar e por vez, quebrar seus próprios preconceitos?


Casa Valduga




0 comentários:

Postar um comentário