terça-feira, 6 de junho de 2017

POÇAS: UM VINHO COM PERFUME

Este vinho é um Porto proveniente de uma só colheita e envelhecido pelo menos sete anos. As vinhas mais antigas - com 40 a 60 anos - resultou na referência de 2007, o Poças Colheita. A categoria colheita é pouco apreciada pelos consumidores em geral, mesmo tendo uma qualidade/preço ótimo em relação aos vinhos do Porto
Uma boa explicação sobre as diferenças entre as categorias do vinho do Porto é que o vintage é um vinho de um só ano e um Tawny de idade reúne vinhos de diferentes anos, um Colheita é um vinho de um só ano, mas que tem de apresentar obrigatoriamente duas datas na garrafa. Uma relacionada ao ano de colheita, outra relativa ao ano do engarrafamento. O Colheita é um vinho que só pode ser lançado ao fim de sete anos, mas os produtores podem lançar o vinho da mesma colheita vários anos depois da vindima que lhe deu origem.
Este Poças, nasceu em 2007, mas foi para a garrafa agora. De maneira que no contra rótulo terá de estar a data do engarrafamento. Trata-se de um Porto com fruta de passa, madeiras velhas e alguma especiaria. Na boca, um vinho bastante doce e com volume. Um pouco mais de acidez não lhe faria mal, mas, ainda assim, um belo Colheita.
Se harmoniza bem com chocolate, sendo seu preço aproximado de 20 euros.

0 comentários:

Postar um comentário