quinta-feira, 8 de junho de 2017

VINHO COM TECNOLOGIA MINEIRA GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL


O prêmio Decanter World Wine Award 2017 foi organizado pela revista inglesa Decanter, uma das mais tradicionais e respeitadas publicações sobre vinhos no mundo. Foram avaliados mais de 17 mil vinhos, julgado por 219 experts, contando com 65 mestres de vinhos e 20 mestres sommeliers, 22 vinhos brasileiros foram condecorados e 5 utilizam a tecnologia mineira.
O vinho Maria Maria Bel Sauvignon Blanc 2015, vencedor da categoria bronze, é de Três Pontas. A uva é plantada na Fazenda Capetinga, do produtor Eduardo Junqueira, e processada na vinícola Experimental da Epamig em Caldas.
“Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta”
Conta-se que cantor e compositor carioca mais mineiro, Milton Nascimento passando por Três Pontas, no sul de Minas Gerais, na época em que o parreiral da Fazenda Capetinga estava sendo implantado, brincou com Eduardo Junqueira Nogueira Junior:  “Eduardinho do céu, você é doido. Nunca ouvi falar em plantar uvas aqui no Sul de Minas ’’. Naquele momento, o projeto ganhou o nome de Maria Maria, por causa da música do cantor Milton Nascimento.
O sucesso no prêmio Decanter deste ano é reflexo de um trabalho de pesquisa da Epamig. Trata-se da técnica da dupla poda, que implica na inversão do ciclo produtivo da videira, alterando para o inverno o período de colheita das uvas destinadas à produção de vinhos. O método consiste na realização de duas podas, uma de formação dos ramos no mês de agosto, e outra de produção no mês de janeiro, destaca o pesquisador da Epamig Murillo Albuquerque Regina, responsável por desenvolver essa iniciativa. A combinação de elementos: tempo seco, dias ensolarados e noites frias ocasionam na colheita de uma uva sã, de maturação plena, que apresentam mais aroma e maior concentração de cor, o que contribui para o incremento da qualidade do vinho. A iniciativa inovadora de se produzir vinhos finos na Mantiqueira teve início em regiões, tradicionalmente, cafeeiras como uma alternativa para diversificação de renda. 
A terra da cachaça e do café conquistou seu lugar no mundo do vinho, com este prêmio internacional: Decanter World Wine Awards 2017, em Londres. 

0 comentários:

Postar um comentário