segunda-feira, 28 de novembro de 2016

MAÇÃ AO VINHO: DIET

Esta receita é para quem não desejar consumir açúcar ou não pode. É o doce de maçã com vinho branco. Sofisticada, a sobremesa é leve (são apenas 56kcal por porção) e não tem adição de açúcar, sendo segura para quem tem restrições alimentares.
Além de tudo, é uma opção saudável, pois a maçã contém compostos antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e combatem a ação dos radicais livres produzidos pelo corpo. Além disso, suas fibras ajudam a dar saciedade e auxiliam no controle dos níveis de colesterol.

Ingredientes:
1 maçã grande
Suco de ½ limão
½ colher (sopa) de margarina light
¼ de xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres de sopa de adoçante
 1 pau de canela
6 cravos
1 anis

Para calda:
½ colher (sopa) de fécula de batata
¼ de xícara (chá) de vinho branco seco

Preparo:
Compota: corte a maçã em formato de meia lua e misture ao suco de limão para que conserve a cor. Unte com a margarina uma frigideira grande com tampa e disponha as fatias de maçã. Leve ao fogo médio por 5 minutos ou até que estejam douradas. Adicione ½ xícara (chá) de água (100ml), o vinho, o adoçante, a canela, o cravo e o anis. Tampe a frigideira e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até que as fatias de maçã estejam macias, porém ainda firmes. Desligue o fogo, retire a maçã e disponha as fatias em um prato de servir. Reserve.

Calda: Verifique a quantidade de líquido que sobrou do cozimento e complete com água, se necessário, até obter 1 xícara (chá) de líquido. Dissolva a fécula de batata no vinho e adicione ao líquido do cozimento. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar levemente. Despeje essa calda sobre as fatias de maçã. Sirva quente ou frio, podendo colocar sorvete, se preferir, se puder consumir o açúcar é só trocar o adoçante.


0 comentários:

Postar um comentário