sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

COMIDA SAUDÁVEL: No vinho

O repolho roxo é um vegetal crocante de gosto forte que contém alto teor de potássio e vitamina C. Uma das principais razões pelas quais o repolho roxo é um vegetal popular nas refeições é por sua grande riqueza de nutrientes, tem antocianina, um antioxidante que dá a sua cor roxeada (o mesmo presente na uva) e é eficaz na proteção do coração, tem o dobro de fósforo que o branco e um pouco mais de selênio e vitamina C. Os Benefícios do Repolho Roxo inclui uma prevenção do envelhecimento precoce, reduz as chances de câncer, melhora a saúde da pele e dos olhos, ajuda na perda de peso, estimula o sistema imunológico, ajuda a construir ossos mais fortes, desintoxica o organismo, previne diabetes , melhora a saúde do coração, retarda o aparecimento da doença de Alzheimer, e trata úlceras.
A maioria das pessoas associa o repolho a acompanhamentos frios, como uma salada de repolho, mas ele também é usado no preparo de várias maneiras. Como esta receita que leva vinho, chamada Repolho cozido no Vinho.

Ingredientes:
3 xícaras de repolho roxo cortado em tiras finas;
10 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto;
¾ de xícara de vinho tinto seco;
6 colheres de sopa de açúcar;
1 pitada de sal;
3 cravos;
Canela em pau.

Modo de fazer:
Em uma panela, coloque o repolho, o vinho, o vinagre, o açúcar, o sal, os cravos e a canela. Cozinhe em fogo baixo mexendo de vez em quando. Quando começar a secar, acrescente água aos poucos. Cozinhe por uma hora. Se preferir que ele fique mais macio, cozinhe por mais alguns minutos.


Acompanha bem com carne de porco e um vinho tinto como do Alentejo ou Dão. 

0 comentários:

Postar um comentário