terça-feira, 25 de abril de 2017

VINHO VERDE: Harmonia perfeita com a gastronomia japonesa

Se até os japoneses consideram que o vinho verde é quase tão perfeito como o saquê para acompanhar sushi, quem sou eu para discordar, então fui experimentar, constatei uma perfeita harmonia, pois o vinho verde é bom, fresco e aromático.
Este vinho tem uma característica associada a leveza, aroma e sabor, portanto não mascara a delicadeza dos pratos da comida japonesa.
Por mais que pareça estranho, um vinho verde não é um vinho verde. Aliás, um vinho verde pode ser tinto, branco ou rose. Prefiro o branco.
O nome Vinho Verde deve-se ao fato da região demarcada para a produção desse vinho, no noroeste de Portugal, ser exuberantemente verde. Seu clima úmido e o alto índice pluviométrico da província do Minho, de fato, transformam a paisagem, deixando-a linda e verde.
Ele tem uma acidez resultante de vinhas extremamente vigorosas, com ácido málico extraordinariamente alto e níveis de açúcar natural da uva relativamente baixos, o que também explica o baixo teor alcoólico.
Tem bons vinhos verdes no mercado brasileiro: Vinho Verde Alvarinho Terras de Felgueiras, Casal Garcia, entre muitos vinhos verdes maravilhosos. Sua faixa de preço de 30 reais à 100 reais.
Vale à pena experimentar!


0 comentários:

Postar um comentário