quinta-feira, 6 de abril de 2017

VINHO ESTIMULA MAIS QUE MATEMÁTICA

Se você é apreciador ou apreciadora de vinho, esta é mais uma excelente notícia. Segundo o neurocientista e professor Gordon Shepherd, um copo de vinho pode ser um excelente exercício para o cérebro “mais do que qualquer outro comportamento humano” segundo citação deste ao jornal britânico Daily Mail. 
Seja uma garrafa de Merlot ou Sauvignon Blanc, o vinho poderia dar ao seu cérebro um exercício total. O professor Gordon Shepherd, da Faculdade de Medicina de Yale, disse ainda, que beber vinho provoca uma reação tanto nas partes sensoriais como emocionais do cérebro.
No seu livro, Neuroenology: How the Brain Creates the Taste of Wine, o especialista, que criou o termo "neurogastronomia" para descrever o estudo de como o cérebro cria a sensação de sabor, defende que o gosto é apenas uma ilusão, produzida pelos nossos sentidos e emoções que posteriormente irá traduzir a percepção que temos dos alimentos e bebidas.
"O sabor não está no vinho; o sabor é criado pelo cérebro de quem o ingere", explica, num processo que implica o movimento do vinho através da boca e do ar infundido pelo álcool através do nariz, fazendo com que o cérebro formule o sabor. A parte mais importante desta "ativação do cérebro" está no momento em que expiramos o ar infundido com o aroma que cheirámos.
O professor norte-americano, acredita também que "o vinho é fortemente dependente das nossas memórias e emoções, conclui, então, que beber vinho estimula mais o cérebro que ouvir música ou resolver uma equação matemática”.
Ele acrescenta em seu livro, que cuspir vinho enquanto da degustação, impede que você aprecie plenamente o seu sabor complexo. Em vez disso, os bebedores devem engolir cada gota, como ele acredita que o cérebro cria o sabor do vinho, bebe-lo é vital para obter a maior informação sobre a qualidade do vinho. Em seu livro, ele escreve: "O sabor não está no vinho. O gosto é criado pelo cérebro do provador de vinho.

Portanto, em todos os aspectos da saúde física e mental, uma taça de vinho faz muito bem ao corpo e a alma.

0 comentários:

Postar um comentário