segunda-feira, 8 de maio de 2017

ALTO DOURO: Vinho e natureza

A Região do Alto Douro, nordeste de Portugal, é famosa internacionalmente, pela a uva, e o produto daí resultante, os Vinhos do Porto e de mesa do Douro. Cada vez mais conhecido este néctar dos deuses da região do Douro, para quem não conhece, deverá ser visitada e explorada, pois tem uma espetacular paisagem, uma ótima hospitalidade, e uma das melhores gastronomias do mundo.
A sua beleza é fruto da natureza e dos seus habitantes, resultado do trabalho árduo e continuado de uma paisagem natural, bela por natureza, mas que se tornou única no mundo pela mão do Homem. As encostas que ladeiam o rio foram trabalhadas ao longo de séculos, partindo-se o xisto, construindo-se terraços e muros, e cultivando a vinha. O resultado é, uma paisagem única no mundo. Nas palavras do poeta Miguel Torga: “é um excesso de natureza. Um poema geológico. A beleza absoluta. ”.
Há quase dois mil anos, o vinho e o Douro, caminham juntos. Numa terra dura e difícil de transpor, o rio foi desde sempre uma via de comunicação de povos e culturas, apesar das dificuldades de navegação. Foram os romanos que introduziram técnicas de plantação das uvas e de produção do vinho, mas foi sobretudo a partir do século XVII que a produção de vinho começou verdadeiramente a crescer, com o objetivo da exportação. Em 1678, a Alfândega do Porto registra, pela primeira vez, com a designação de Vinho do Porto, os vinhos exportados pela barra do Douro.
Seguir o Douro é perder a noção do tempo e do espaço, é cruzar a fronteira do tempo e viver uma experiência inesquecível. É gravar na retina e conservar na memória a magia e o mistério de uma região de assombro e deslumbramento.
Vale a pena conhecer esta região, pela sua beleza, pelo seu vinho!

0 comentários:

Postar um comentário