segunda-feira, 1 de maio de 2017

GARRAFA DE VINHO SEM PERCALÇOS

Quantos guardanapos ou toalhas de mesa se tem estragado com mancha de vinho, quando um pingo cai inevitavelmente da garrafa, depois de encher uma taça? Para não ocorrer estes percalços, utiliza-se em torno da garrafa de vinho um guardanapo ou outros acessórios adicionais. Acontece, que um biofísico chamado Daniel Perlman da Universidade Americana de Brandeis, amante de vinhos, decidiu usar seu conhecimento para criar, finalmente, uma garrafa sem gotejamento. Uma solução que tem apenas 2 mm.
O primeiro passo, foi descobrir por que isso acontece. Ele observou vários vídeos em câmera lenta que parecia o vinho foi derramando. Observou, que este fenômeno foi ainda maior quando a garrafa estava cheia ou quase cheia. E, finalmente, ele percebeu que o vinho tende a viajar na borda da garrafa de vidro, porque é hidrofílica, ou seja, que atrai água e líquidos.
Depois de vários testes, veio com a solução perfeita e as medidas necessárias para isso. É um slot de dois milímetros, com uma profundidade de cerca de um milímetro sob o bordo do gargalo da garrafa. Assim, a queda do vinho cai direto na taça, sem contratempos. 
Agora Daniel Perlman, segundo a Universidade, está em negociações com fabricantes de garrafas de vinho para tomar o seu design, implantado e não termos problemas com aqueles respingos.

0 comentários:

Postar um comentário