terça-feira, 23 de maio de 2017

MUITAS ROLHAS DE VINHO?

As rolhas de vinho acumuladas com o tempo podem ser transformadas em objetos com várias utilidades. Uma dessas opções é transformá-las em um tapete para banheiro com visual e textura bem interessantes. Esse é um projeto relativamente fácil de se fazer e o produto final: um lindo e criativo tapete.

Material necessário:
200 rolhas limpas;
Cola quente;
Tapete de plástico ou esteirinha de banheiro;
Estilete;
Lixa;
Fita métrica.

Modo de fazer:
Se estiver utilizando rolhas usadas, elas devem estar limpas. Água quente com sabão é o ideal para limpá-las, mas deixe-as secar totalmente antes de começar a fazer o tapete. Para as rolhas com manchas de vinho, simplesmente as mergulhe em uma bacia com água e um pouco de água sanitária durante toda noite. Isto deve remover todas as manchas, então enxague e deixe as secar totalmente antes de usá-las.
Corte cada rolha na metade, posicione a rolha em pé, então corte para baixo. Segure a rolha na ponta e corte cuidadosamente pela metade.
Lixe a rolha para remover as lascas. Passe a lixa cuidadosamente nos lados e no meio da rolha para obter uma superfície lisa e uniforme.
Use tapete plástico como base. Uma base de borracha provavelmente dará mais estrutura ao tapete, entretanto, ele ficará mais flexível se você usar um forro plástico. Se você preferir um resultado mais sólido, poderá usar uma base de madeira resistente a água.
Determine o tamanho do tapete usando outro como molde ou faça de acordo com a medida que desejar. Organize as metades das rolhas e comece criando as bordas alinhando as rolhas verticalmente pelas extremidades da base.
Alinhe as rolhas para cima assim os fundos de cada rolha estarão posicionados para os lados da base.
Complete todo o perímetro da base com as rolhas, até que todas estejam completamente alinhadas sobre a base.
Aplique a cola quente na parte reta cortada de cada rolha e pressione contra a base. Use um pouco de cola nas pontas da rolha e pressione-a firmemente sobre a base. Use um pano para limpar os excessos que podem escorrer.
Adicione as rolhas restantes ao tapete. Crie um modelo ou desenho com as rolhas, trabalhando de fora para dentro com as metades das rolhas restantes. Continue no modelo vertical ou coloque as rolhas na horizontal alternando em cada borda do tapete.
Provavelmente é melhor que você posicione as rolhas antes e tenha certeza que elas se encaixarão no seu desenho, para então colá-las. Apare as rolhas se necessário para acomodá-las à base. Deixe secar completamente antes de usa-las. Você poderá aplicar uma camada de selante protetor, como Poliuretano ou selante para rolhas, no tapete para torná-lo à prova d’água. Como todos os itens do banheiro, corre o risco de mofar com o tempo. Isso pode ser evitado apenas colocando o tapete em um lugar ventilado para secar e deixando exporto ao sol duas vezes por mês para secar bem. Pinte e envelheça o tapete usando tinta, se desejar. As rolhas sem o selante podem mofar e ficarem quebradiças em um curto período de tempo.
Seu tapete de banheiro ou capacho descolado já está pronto.

0 comentários:

Postar um comentário