domingo, 14 de maio de 2017

O VINHO E SUAS CURIOSIDADES

O mundo do vinho é feito de segredos e curiosidades. Alguns fatos interessantes sobre o vinho:
A Europa é o maior produtor de vinho no mundo, a França é o número um na lista, seguido por Itália e Espanha. Para se ter a dimensão, só a produção europeia excede a do resto do total do mundo. A maioria dos não países produtores europeus são do Estados Unidos, Argentina, Chile, China, Austrália e África do Sul.
Sua cor é alcançada durante a maceração, fermentação do sumo de uva, polpa, cascas e sementes, pois é nesta fase que é determinada a cor final e aroma do vinho.
A temperatura ambiente influencia o aroma e o sabor, de forma, quando realizar a prova de vinho, seja feito no ambiente equilibrado de temperatura.
O rótulo do vinho nos dá muitas informações importantes: casta, região de origem, produtor, percentagem de álcool, ano de produção e colheita, o DOC (Denominação de Origem Controlada), conteúdo líquido e o nome do engarrafador. Toda a técnica de vinho que você vai provar.
Os copos de vinho branco e vinho tinto são de tamanhos diferentes é porque o vinho tinto precisa de mais oxigênio para liberar seu aroma e sabor. 
O brinde está enraizado na antiguidade clássica, nasceu na época romana, como os romanos consideravam o gosto, olfato, visão e tato, não poderiam deixar audição de fora. Atualmente, ele é mal brinde com a taça vazia ou fazer com água. Estes são apenas alguns fatos que como um bom amante do vinho, você não pode ajudar, mas conhece. Se você quiser saber um pouco mais e mergulhar mais profundamente esta cultura.

0 comentários:

Postar um comentário