quinta-feira, 25 de maio de 2017

UM VINHO DIFERENTE: Discórdia

A descoberta em escavações arqueológicas de grainhas de uvas em Mértola reforça a tese do cultivo da uva. A referência está documentada e integra-se no trabalho que o arqueólogo Cláudio Torres realizou em Mértola nas últimas décadas, sendo que os vestígios de uva foram encontrados em uma casa dos séculos XII-XIII.
Suas terras recuperam a tradição do cultivo da vinha e mostram que este terreno aos pés do rio Guadiana tem o que é preciso para fazer vinhos de qualidade, onde branco e o tinto Discórdia estão entre os pioneiros. 
A Herdade Vale de Évora, na região do Baixo Alentejo, onde a natureza ainda é primitiva, lançou o vinho ‘Discórdia’ em 2009, quando 10 hectares de vinhas foram plantados na propriedade de Paulo Alho, de 550 hectares, integrada no Parque Natural do Vale do Guadiana  e, em 2017, vê revelados os primeiros frutos. O vinho Discórdia branco 2015 foi produzido a partir das castas Verdelho, Arinto e Antão Vaz e apresenta uma grande frescura aromática com notas tropicais e citrinas, final refrescante e intenso. Também de final intenso, com taninos gulosos, Discórdia tinto 2014 é composto por Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Touriga Franca e Syrah. Um vinho intenso, com notas floras e frutos preto. Seu aroma tem notas de fruta silvestre e ligeiro floral.
O enólogo Diogo Lopes assume que o perfil destas referências “pode sair do padrão tradicional do Alentejo” de vinhos mais redondos e polidos”. “Discórdia” é um projeto de “vinhos de raça, muito autênticos e com caráter, que mantêm uma aresta típica da região”, realça.  
A produtividade da vinha ainda é relativamente baixa (cerca de 4 toneladas por hectare), mas outros lançamentos estarão por vir. A aguardar em garrafa, encontra-se já um Grande Reserva tinto de 2013.
Seu preço aproximado 6€ à 6,5€.

0 comentários:

Postar um comentário